Mercado oficial: Artur Jorge no Cruzeiro e não foi barato
Artur Jorge foi oficialmente anunciado este domingo como o novo treinador do Cruzeiro, sucedendo a Tite no comando da equipa mineira. O contrato é válido até ao final de 2027, marcando o regresso do treinador ao Brasil após uma passagem de mais de um ano pelo Al Rayyan, do Qatar, de quem se despediu pouco antes do anúncio do clube brasileiro.
Artur Jorge é o novo técnico do Cruzeiro! 🦊💙
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) March 22, 2026
O treinador, campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, chega ao Cabuloso com contrato válido até o final de 2027!
A comissão técnica de Artur Jorge, formada por André Cunha, assistente técnico, João Cardoso, assistente… pic.twitter.com/IplyyR4N9M
Para garantir a contratação, a ex-equipa de Leonardo Jardim (agora no Flamengo) negociou a redução da cláusula de rescisão com o clube do Qatar. O valor inicial, fixado em 6 milhões de euros, foi o principal obstáculo nas conversações iniciadas na madrugada de segunda-feira. No entanto, as partes chegaram a um acordo para um pagamento de 2,5 milhões de euros, a ser liquidado em parcelas ao longo de dois anos, segundo o Globo Esporte.
Artur Jorge chega a Belo Horizonte com a missão de reverter a situação delicada do Cruzeiro no Brasileirão: a equipa ocupa o último lugar da tabela, com apenas três pontos somados em sete jogos, fruto de três empates e quatro derrotas, sem qualquer vitória. A demissão de Tite ocorreu no domingo, após um empate com o Vasco da Gama, de Nuno Moreira, no Mineirão.
O clube confirmou também a chegada da sua equipa técnica, composta por André Cunha e João Cardoso (adjuntos), Tiago Lopes (preparador físico) e Rodrigo Mira (analista de desempenho). «O treinador, campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, chega ao Cabuloso com contrato válido até o final de 2027! A comissão técnica de Artur Jorge também inicia o trabalho no clube nos próximos dias», informou o Cruzeiro no comunicado oficial.
Artur Jorge teve uma passagem de grande sucesso pelo futebol brasileiro em 2024, quando conquistou a Libertadores e o Brasileirão ao serviço do Botafogo. Na final da competição sul-americana, a sua equipa derrotou o Atlético Mineiro, rival do Cruzeiro. Em 55 jogos pelo Botafogo, o técnico português obteve 31 vitórias, 15 empates e apenas 9 derrotas, alcançando um aproveitamento de 65,4%.
O treinador português deixa o Al Rayyan no quarto lugar da liga do Qatar, com 31 pontos em 19 jornadas, tendo-se despedido com uma vitória por 2-1 no seu último jogo. Antes de fechar com Artur Jorge, o Cruzeiro também considerou Filipe Luís, que terá manifestado o desejo de procurar uma oportunidade na Europa.