Liga 2: de herói a vilão foram só… 15 minutos
O Leixões entrou em campo sabendo que não podia subir mais do que o 7.º lugar, face ao empate entre UD Leiria e Feirense (2-2), prestação bem melhor do que na época passada (13.º com 41 pontos), mas com o desejo de fechar a temporada com uma vitória no Estádio do Mar.
O Lourosa apresentou-se com sete alterações em relação ao último onze, entre as quais Marco Ribeiro, guardião que cumpriu os primeiros minutos na Liga 2, mas cuja estreia agridoce.
Nos primeiros minutos de jogo fez duas defesas de alto gabarito, negando golos a Cláudio Araújo (10´) e a Bryan Rochez (15’), mas acabou por borrar a pintura, com uma saída precipitada da área, acabando por derrubar Luccas Paraizo, após finta, deixando a equipa em inferioridade numérica desde muito cedo.
O primeiro golo surgiu aos 39’, de penálti, na sequência da queda de Miguel Sousa na grande área, num lance corrido com João Vasco, que Rochez cobrou com pouco balanço e frieza, mas certeiro.
Na etapa complementar, novo revés para os visitantes, depois de Bruno Faria poder ter feito o empate, na sequência de um livre cobrado à direita, o central Alhassan foi tomar banho mais cedo, após expulsão por acumulação de amarelos.
Rochez voltou a fazer o gosto ao pé, aos 74', assinando um grande golo, a passe de Francisco Fonseca, com o hondurenho a recebeu com o pé direito, enganar Tiago Mesquita e rematar com o esquerdo para o bis.
Certo é que, mesmo em desvantagem numérica e no marcador, o Lourosa nunca deitou a toalha ao chão e surgiu mesmo o tento de honra, por intermédio de Miguel Pereira, na cobrança de uma grande penalidade após falta de Nhaga sobre Danny.
Contas feitas, Leixões termina em 7.º lugar, ainda estreou o ponta de lança Paulinho Campos, da equipa de sub-23, e o Lourosa, em ano de estreia nestas andanças, teve como grande obstáculo as obras no seu estádio, o que obrigou a equipa a andar com a casa às costas (jogou em oito estádios diferentes na qualidade de visitante), mas terminou a época desafogadamente, sem corda na garganta no que à manutenção diz respeito.