Keir Starmer anuncia demissão do cargo primeiro-ministro do Reino Unido
Keir Starmer apresentou esta segunda-feira a demissão do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Menos de dois anos após ter levado o Partido Trabalhista de volta ao poder, sai na sequência de uma acentuada quebra de popularidade.
Starmer disse que perguntou ao partido se era a melhor opção para o liderar nas próximas eleições, e a resposta foi clara. «Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar a essa questão e aceito-a com elegância», afirmou Starmer, acrescentando que as suas decisões sempre visaram colocar o país em primeiro lugar. «É por isso que me demitirei do cargo de líder do Partido Trabalhista», concluiu, abrindo assim caminho a outro líder e a outro PM, que deverá ser Andy Burnham.
O PM afirmou que falou esta manhã com o Rei Carlos III para o informar da sua decisão e que solicitou ao Comité Executivo Nacional do Partido Trabalhista que estabelecesse um calendário para o processo de sucessão, com a abertura das candidaturas à liderança a 9 de julho e a sua conclusão antes da pausa parlamentar de verão. Isto significa que um novo líder estará em funções antes do regresso do Parlamento, em setembro Até lá, continuará no cargo.
O mandato de Starmer estava sob forte pressão desde a pesada derrota do Partido Trabalhista nas eleições locais de maio, que viram o Reform UK, populista de direita, ganhar terreno por todo o país.