Infantino confirma que Trump entregará o troféu na final do Mundial-2026
Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos de América, entregará o troféu do Campeonato do Mundo de futebol ao vencedor a 19 de julho, anunciou o Presidente da FIFA, Gianni Infantino. Sem mencionar o seu nome, Infantino declarou no Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça) que ele e o Presidente do país coanfitrião conduzirão a cerimónia de entrega de prémios após a final em East Rutherford, Nova Jérsia.
Permanece em aberto a questão de saber se a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, também participarão em nome dos outros dois países anfitriões. Infantino e Trump mantêm uma relação amigável, tendo o presidente da FIFA agraciado Trump com o Prémio da Paz da FIFA durante o sorteio do Campeonato do Mundo em Washington, a 5 de dezembro.
Ambos também conduziram a cerimónia de entrega de prémios do Mundial de Clubes em julho de 2025, em East Rutherford. Trump quebrou a tradição ao permanecer inicialmente no palco para a fotografia com o vencedor Chelsea, antes de ser retirado do palco por Infantino.
Os chefes de estado dos países anfitriões participam tradicionalmente nas cerimónias de entrega de prémios do Campeonato do Mundo, incluindo o presidente russo Vladimir Putin em 2018 e o emir do Catar Tamim bin Hamad Al Thani em 2022, mais recentemente.
Artigos Relacionados: