O campeão do Mundo, Marc Márquez, caiu a quatro voltas do fim e ainda conseguiu vencer! IMAGO
O campeão do Mundo, Marc Márquez, caiu a quatro voltas do fim e ainda conseguiu vencer! IMAGO

Incrível: Marc Márquez cai e vence sprint caótica em Jerez!

O espanhol sofreu uma queda a quatro voltas do fim, mas conseguiu ir às boxes para trocar para uma mota com pneus de chuva e, mesmo cortando pela escapatória, regressou à pista para garantir a vitória! Igual, só no Estoril há 24 anos.

O piloto espanhol Marc Márquez, aos comandos de uma Ducati, triunfou este sábado na corrida sprint do Grande Prémio de Espanha, a quarta etapa do Mundial de MotoGP. A prova ficou marcada por ser a primeira na história da competição em que os pilotos foram obrigados a trocar de mota a meio, devido ao aparecimento da chuva.

Numa corrida repleta de incidentes, Márquez chegou a sofrer uma queda a quatro voltas do fim, mas conseguiu recuperar, dirigir-se às boxes para trocar para uma mota com pneus de chuva e, mesmo cortando pela escapatória, regressou à pista para garantir a vitória. O espanhol cruzou a meta com uma vantagem de 3,050 segundos sobre o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) e 7,493 segundos sobre o italo-brasileiro Franco Morbidelli (Ducati), que completaram o pódio.

A corrida começou com o atual campeão do mundo a partir da pole position e a manter a liderança, enquanto o líder do campeonato, o italiano Marco Bezzecchi (Aprilia), teve um mau arranque e caiu para a 15.ª posição.

O caos instalou-se a cinco voltas do final, quando a chuva se intensificou e provocou múltiplas quedas. Entre os que não conseguiram evitar o asfalto molhado estiveram o próprio Bezzecchi e Alex Márquez (Ducati), que liderava a prova nesse momento, pouco depois de o seu irmão Marc já ter caído e ido às boxes. Antes disso, o espanhol Jorge Martín (Aprilia) já tinha sido forçado a abandonar com problemas mecânicos.

A história repete-se 24 anos depois do GP Estoril

Uma recuperação como a de Márquez só a de outro espanhol, Fonsi Nieto (Aprilia), que venceu a corrida 250 cc no Estoril em 2002. Depois de  sofrer uma queda, quando ocupava o segundo lugar, Nieto teve a sorte estava do seu lado, já que a poucas voltas viu o italiano Franco Battaini, então segundo classificado, sofrer igualmente uma queda. Restava Matsudo que, poucas voltas depois, deixava via livre para o êxito do piloto espanhol, para alegria dos milhares de compatriotas espalhados pelas bancadas no Autódromo do Estoril.

No total, seis pilotos não concluíram a corrida, incluindo o turco Toprak Razgatlioglu (Yamaha), vítima de uma queda aparatosa que envolveu também o italiano Lorenzo Salvadori (Aprilia).

Não há sanção

O motivo pelo qual Marc Márquez não foi penalizado é porque não cruzou a linha branca interna da entrada dos boxes , mas sim a externa, que foi estabelecida antes do início do fim de semana. Alguns especialistas explicam que o espanhol entrou pouco antes do início oficial da zona controlada pela corrida (o circuito de cronometragem ), que é a linha que define quando já está dentro da entrada dos boxes.

Com este resultado, Marc Márquez, que conquistou o seu sétimo título na categoria rainha em 2025, ascendeu ao quarto lugar da classificação do campeonato, somando agora 57 pontos. O piloto da Ducati está a 24 pontos do líder Marco Bezzecchi, que se mantém no topo com 81 pontos.

A corrida principal do Grande Prémio de Espanha está agendada para este domingo. Esta é a quarta de 22 provas do Mundial, que terá o seu epílogo em Valência a 29 de novembro, uma semana após a passagem por Portugal, em Portimão.