História no Stade de France: Lens conquista Taça de França pela primeira vez
O dia 22 de maio de 2026 vai ficar gravado a letras de ouro na história do Lens. Pela primeira vez na sua história, o clube de Pas-de-Calais conquistou a Taça de França, batendo o Nice na final (3-1).
Em pleno Stade de France, uma coisa era certa: um jejum ia ser quebrado. De um lado, o Lens, que desde 1999 que não conquistava um grande troféu francês. Do outro, o Nice, cuja travessia pelo deserto de títulos durava desde 1997.
Mas os motivos de interesse não ficavam por aqui. O Lens vinha de uma boa época, na qual terminou em segundo lugar na Ligue 1, apenas trás do PSG, conseguiu o apuramento para a Champions e, por isso, via a Taça como a cereja no topo do bolo. O Nice, pelo contrário, viveu uma temporada para esquecer com crises de resultados, mudanças de treinador e até agressões dos adeptos aos jogadores. 2025/26 foi tão mau que a equipa da Côte d'Azur terminou o campeonato na 16.ª posição e ainda não garantiu a permanência no primeiro escalão — vai discutir a última vaga no play-off com o Saint-Étienne. A Taça era, portanto, uma maneira de amenizar a dor pela época vivida. Estavam todos os ingredientes reunidos para ser uma grande final.
A partida começou com o Lens a tentar impor o ritmo e a assumir a despesa do jogo perante um Nice bem organizado defensivamente. Contudo, a resistência começou a ruir à passagem do minuto 22: Florian Thauvin apareceu dentro de área e rematou rasteiro para inaugurar o marcador.
O golo galvanizou o Lens, que continuou a pressionar e o segundo golo não tardou. Aos 42 minutos, Odsonne Édouard finalizou um canto marcado por Thauvin, que se vestia de homem do jogo, dilatando a vantagem para 2-0.
Quando o Lens parecia recolher aos balneários com uma almofada confortável, o Nice respondeu. No último suspiro da primeira parte, Djibril Coulibaly relançou a incerteza no Stade de France (45+3').
Na etapa complementar, o Nice procurou balancear-se mais no ataque em busca do golo da igualdade, melhorou o rendimento e até criou oportunidades, mas sempre sem sucesso. Como quem não marca sofre, o golo da tranquilidade surgiu aos 78 minutos. O recém-entrado Abdallah Sima estabeleceu o 3-1 final, deitando por terra todas as aspirações do Nice e carimbando em definitivo a ida da Taça de França para o museu do Lens.
Com a vitória do Lens, o Rennes, 6.º classificado na Ligue 1, é promovido à UEFA Europa League, e o 7.º, o Mónaco, ganha assim um lugar europeu, na Conference League.