Gigantes medem forças na Volta à Catalunha
A 1.ª edição da Volta à Catalunha realizou-se em janeiro de 1911, com 43 corredores a alinharem à partida na Plaza Sarriá em Barcelona, que percorreram 363 km distribuídos por três etapas, Barcelona - Tarragona, Tarragona - Lérida e Lérida - Barcelona. A vitória pertenceu ao espanhol Sebastián Masdeu, seguido de José Magdalena e Vicente Blanco, com 22 ciclistas a chegarem fim, Rafael Escoda foi o ultimo a cortar a meta com mais de nove horas que o vencedor.
A realização da Volta à Catalunha, nasceu de uma ideia do jornalista do Mundo Deportivo, Miquel Artema, que juntamente com o editor-chefe Jaume Grau do jornal desportivo catalão e o presidente da Federação Espanhola de Ciclismo, Narcisse Masferrer, colocaram na estrada a competição que se iniciou no dia 6 de janeiro de 1911.
Depois de três edições entre 1911 e 1913, a corrida foi interrompida só voltando a realizar-se em 1920, para de seguida sofrer nova interrupção e recomeçar em 1923.
Nos primeiros anos existiram grandes dificuldades para os organizadores manterem a corrida na estrada, em parte por questões financeiras e politicas, a que se juntou a Guerra Civil de Espanha entre 1936 e 1939. Perante tantas dificuldades a organização conseguiu manter a corrida durante a Segunda Guerra Mundial.
A Volta à Catalunha cresceu ao longo dos anos sendo atualmente das mais prestigiadas do calendário internacional, para a qual contribuiu a presença de ciclistas como Miguel Poblet, Jacques Anquetil, Franco Bitossi, Luis Ocaña Felice Gimondi, Bernard Thévenet, Francesco Moser, Sean Kelly, Miguel Indurain, Claudio Chiappucci, Laurent Jalabert, Alex Zulle, Roberto Heras, Alejandro Valverde; Joaquim Rodriguez, Nairo Quintana, Miguel Angel López e Adam Yates.
O espanhol Miguel Poblet, excelente sprinter e especialista em clássicas, venceu 33 etapas na Volta à Catalunha, que se mantém como recorde da competição. Mariano Cañardo, nascido em Olite (Navarra), venceu por sete vezes a Volta à Catalunha, 1928, 1929, 1930, 1932, 1935, 1936 e 1939, a que juntou quatro títulos de campeão de Espanha, 1930, 1931, 1933 e 1936, registando o maior numero de vitórias na geral na corrida catalã.
Na edição de 1999, o espanhol Manuel Sanroma, foi vitima de uma brutal queda no sprint final em Vilnova i la Geltru, da qual resultou múltiplas fraturas no crânio, vindo a falecer a caminho do hospital. A sua primeira vitória aconteceu em 1998 na Volta ao Alentejo na etapa Mértola - Sines, no ano seguinte venceu quatro das cinco etapas da Alentejana, Grândola - Grândola, Ferreira do Alentejo - Beja, Portel - Alvito e Cabeço de Vide - Évora.
A 102.ª edição da Volta à Catalunha que se inicia na segunda feira em San Feliu de Guixols, encontra-se direcionada a trepadores com três chegadas em altitude. Duas nos Pirenéus em Vallter de categoria especial na 2.ª etapa, em La Molina de 1.ª cat. no dia seguinte, e na 5.ª etapa em Lo Port de categoria especial. O pelotão vai encontrar montanha ao longo das sete etapas que totalizam 25 contagens, com três de categoria especial, quatro de 1.ª cat., nove de 2.ª cat. (sete das quais no ultimo dia em Montjuich) e nove de 3.ª categoria.
Participam 25 equipas, 18 WorldTeams, Lotto-Dstny e Israel-Premier Tech por serem as melhores classificadas das ProTeams e as convidadas, Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Kern Pharma, Euskaltel-Euskadi e Uno-X.
A Volta à Catalunha tem nesta edição a particularidade de reunir os principais candidatos à Volta à Itália que se vai correr a partir de 6 de maio, Primoz Roglic, Remco Evenepoel, João Almeida, Mikel Landa, Adam Yates, Giulio Ciccone, Sepp Kuss, Richard Carapaz, Romain Bardet, Geraint Thomas a que se junta Egan Bernal que regressa à competição, depois de ter sofrido uma lesão.
O terceiro lugar na geral de João Almeida em 2022 e José Martins em 1975, são as melhores classificações de portugueses, que venceram oito etapas. Duas por João Lourenço em 1942 e 1944, uma por Alberto Raposo em 1942, João Roque em 1965, José Martins venceu o prologo e uma etapa em 1974, uma por Manuel Cardoso em 2011 e João Almeida em 2022. O maior numero de presenças pertence a Sergio Paulinho com sete, seguem-se Orlando Rodrigues e Acácio da Silva com seis, Américo Silva com cinco , Ricardo Vilela e José Martins com quatro. João Almeida e Ivo Oliveira (Emirates) são os portugueses presentes na edição deste ano.
ETAPAS
1.ª Etapa San Feliu de Guíxols – San Feliu de Guíxols 164,6 km
2.ª Etapa Mataró - Vallter 165,4 km
3.ª Etapa Olost – La Molina 180,6 km
4.ª Etapa Llívia – Sabadell 188,2 km
5.ª Etapa Tortosa – Lo Port 176,6 km
6.ª Etapa Martorell – Mollins de Rei 183,2 km
7.ª Etapa Barcelona – Barcelona 135,8 km
Total 1.194,4 km