Mundial
Mundial
Ganha força possível candidatura da França a organizar o Mundial de 2038
A associação Territoires d'événements sportifs (TES) recomendou, num relatório a ser entregue à ministra dos Desportos, Marina Ferrari, que a França se candidate à organização do Campeonato do Mundo de 2038, bem como aos Europeus de futebol masculino de 2036 e feminino de 2033.
O relatório, com 118 páginas, foi encomendado em dezembro de 2024 pelo então ministro dos Desportos, Gil Avérous, à TES, uma associação que reúne 30 autarquias com experiência na organização de grandes eventos desportivos e que nasceu após o Euro 2016.
O objetivo do estudo era fazer «um balanço e propostas relativas aos grandes estádios, com exceção do Stade de France», como descreve o documento, citado pelo L’Équipe. O diagnóstico aponta para a necessidade de manter a dinâmica de acolhimento de grandes eventos para garantir que os estádios franceses se mantêm ao nível dos padrões internacionais.
Entre as 15 recomendações, a sétima sugere que a França se candidate a grandes competições de futebol para «facilitar a modernização de grandes estádios». A principal proposta é a candidatura ao Mundial de 2038.
«Face à penúria de candidaturas e ao aumento do número, dos formatos e das exigências das competições, a França apresenta a vantagem de ser um dos últimos países com capacidade para organizar sozinho grandes eventos desportivos desta natureza», pode ler-se no relatório. No entanto, o documento também refere que as hipóteses de sucesso poderiam ser maximizadas através de uma parceria «com outro país europeu como a Alemanha», nomeadamente para «limitar a pegada de carbono da competição».
Além do Mundial, o relatório sugere candidaturas ao Euro 2036 masculino e ao Euro 2033 feminino, este último para «mobilizar os estádios de capacidade intermédia». É ainda mencionada a possibilidade de uma candidatura para acolher o Mundial de Clubes da FIFA em 2033 ou 2037, caso o novo formato da competição se revele um sucesso.
Recorde-se que a edição de 2030 no Campeonato do Mundo passa por Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai, e a de 2034 será organizada pela Arábia Saudita.