Sauditas garantem a presença no Mundial 2026. Foto: Imago
Sauditas garantem a presença no Mundial 2026. Foto: Imago - Foto: IMAGO

Festa em Jeddah: a Arábia Saudita vai ao Mundial 2026!

Nulo frente ao Iraque carimbou o apuramento para os sauditas; Iraquianos seguem para o 'play-off'

A festa é verde em Jeddah! A Arábia Saudita carimbou o passaporte para o Mundial 2026, depois de um empate sem golos frente ao Iraque, na última jornada da quarta fase de apuramento asiático. O 0-0 foi suficiente para os sauditas garantirem o primeiro lugar do Grupo B, graças à vantagem no número de golos marcados - três contra apenas um do Iraque -, selando assim a sétima presença da sua história em Campeonatos do Mundo, a terceira consecutiva.

No relvado, a equipa de Hervé Renard foi amplamente superior, controlando o jogo do início ao fim. Com 62% de posse de bola, 15 remates e várias ocasiões claras de golo, a Arábia Saudita impôs o seu ritmo e manteve o adversário praticamente encurralado no seu meio-campo. O Iraque, limitado a apenas quatro remates, resistiu como pôde e apostou quase exclusivamente na defesa, tentando segurar um resultado que, no final, não lhe bastou para o apuramento direto.

Quando o apito final soou, o Estádio King Abdullah explodiu em celebração: a Arábia Saudita está de novo entre as melhores seleções do planeta. Para o Iraque, o destino é o play-off, onde enfrentará os Emirados Árabes Unidos, segundos classificados do Grupo A, numa última oportunidade de continuar a sonhar com o Mundial. O vencedor deste duelo irá a outro play-off, desta vez, intercontinental.