Gabri Veiga regressa ao futebol europeu pela porta do Dragão (Foto: FC Porto)

Fechou a primeira janela de mercado: veja as principais contratações

'Merengues' apostaram forte para agradar ao novo timoneiro, enquanto 'citizens' reformularam plantel de forma cirúrgica. Já Benfica e FC Porto utilizaram a primeira janela de transferências de forma bem diferente

Terminou a primeira janela de transferências, destinada primordialmente aos clubes que vão disputar o Mundial de Clubes a partir de dia 14 de junho. Dos 32 clubes que vão competir nos Estados Unidos, Real Madrid e Manchester City operaram as mudanças mais profundas, apesar de viverem fases diferentes.

No Santiago Bernabéu vive-se uma nova era. Xabi Alonso assumiu o comando técnico no lugar do mentor Carlo Ancelotti e já recebeu dois presentes para estrear no Mundial de Clubes: Dean Huijsen e Trent Alexander-Arnold. A contratação do defesa central espanhol permite ao antigo treinador do Bayer Leverkusen começar a ensaiar uma troca de sistema tático para 3x4x2x1.

A capacidade de construir curto e longo com a bola controlada fazem do defesa central de 20 anos a peça perfeita para o sistema idealizado por Xabi. Desta forma, o Real Madrid acionou junto do Bournemouth a cláusula de rescisão de Huijsen, no valor de cerca de 60 milhões de euros.

A aposta forte dos merengues na primeira janela de transferências refletiu um desejo de vencer o Mundial de Clubes que precipitou a contratação antecipada do segredo mais mal guardado de 2025 no mundo do futebol. O Real Madrid pagou 10 milhões de euros ao Liverpool para garantir os serviços de Trent Alexander-Arnold, semanas antes de terminar o contrato que o ligava aos reds até 30 de junho.

Galeria de imagens 15 Fotos

Apesar do defesa central espanhol e do ala inglês serem os únicos reforços a viajar para os Estados Unidos pelo Real, o clube madrileno alinhavou a contratação dois jogadores que vão competir no Mundial de Clubes... por outros clubes. O especialista em transferências Fabrizio Romano revelou que os blancos fecharam a compra do prodígio Franco Mastantuono.

O criativo de apenas 17 anos vai disputar o Mundial de Clubes pelo River Plate antes de rumar ao Santiago Bernabéu. O mesmo deve acontecer com Álvaro Carreras. O lateral-esquerdo espanhol deve reforçar os merengues, mas enquanto as negociações não chegam a bom porto vai representar o Benfica no Mundial de Clubes.

Ao contrário do Real Madrid, o Manchester City não procura construir um projeto do zero, mas sim reformulá-lo. Face à saída de Kevin De Bruyne, Hugo Viana garantiu a contratação de um substituto, por um preço escandaloso. Face ao talento que Rayan Cherki demonstrou ao serviço do Lyon, 36 milhões de euros é um valor bastante sintático.

Os citizens reforçaram ainda o lado esquerdo na casa de Vítor Pereira. Após cinco temporadas ao serviço do Wolverhampton, Rayan Ait-Nouri transferiu-se para Manchester com a missão de colmatar uma das principais lacunas apresentadas pela turma de Pep Guardiola na temporada transata.

A febre do Mundial de Clubes não passou ao lado dos clubes portugues em prova, ainda que com abordagens diferentes. O FC Porto surpreendeu tudo e todos e fechou a transferência de Gabri Veiga. O criativo de 22 anos abandonou o Al Ahli, que representou nas duas últimas temporadas para regressar ao futebol europeu pela porta do Estádio do Dragão.

Gabri Veiga já trabalho no duro no Olival

Se o FC Porto investiu no plantel, o Benfica optou por emagrecê-lo. As águias anunciaram a venda de Arthur Cabral ao Botafogo no valor de 12 milhões de euros. Apesar de atacarem o Mundial de Clubes com o corredor direito defensivo ferido sem os lesionados Bah e Tomás Araújo, os encarnados não anunciaram qualquer chegada.

Além do potente avançado brasileiro, o fogão reforçou o ataque com poder de fogo argentino: Joaquín Correa colocou um ponto final a dez temporadas consecutivas no futebol europeu e regressou à América do Sul.

Entre mudanças de ares de campeões europeus de seleções, de irmãos de super estrelas e de até um jogador do Felgueiras, a primeira janela de transferências proporcionou bastantes surpresas. As equipas que ultrapassem a fase de grupos estão autorizadas a realizar novas movimentações entre 27 de junho e 3 de julho.

Sugestão de vídeo:

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa.