FC Porto volta a festejar no campeonato
O FC Porto regressou esta sexta-feira às vitórias no Campeonato Nacional, impondo-se à Oliveirense por 2-1 no Dragão Arena, em jogo antecipado oitava jornada. Num duelo equilibrado e raramente bem jogado, com o resultado fechado ainda antes do intervalo, os portistas aproveitaram os erros dos visitantes para construir um triunfo sofrido e celebrado com especial efusividade, pela importância na pretendida reabilitação do rendimento da equipa, que tem andado baixo nesta fase inicial da temporada.
Os azuis e brancos marcaram aos seis minutos, por Carlo di Benedetto, a desviar, ao segundo poste, após assistência de Gonçalo Alves. Mas os adeptos portistas nas bancadas quase nem tiveram tempo de festejar. Na bola de saída da Oliveirense, após o golo do Porto, após trocas de passes com Joan Galbas, Nuno Santos arranca da sua meia-pista, flete para o centro e remata forte, batendo o desamparado Xavi Malián, que ainda toca na bola.
A recuperação da vantagem pela equipa comandada pelo treinador Paulo Freitas não demorou muito mais – apenas dois minutos. Carlo di Benedetto interceta um passe, patina para a baliza da Oliveirense e face à oposição de Nuno Santos decide endossar a bola a Gonçalo Alves, que não falha.
À entrada do último minuto, Bruno di Benedetto vê cartão azul, mas o FC Porto não aproveitou a vantagem numérica até ao intervalo, na primeira metade da suspensão do internacional francês da Oliveirense; e o mesmo nos restantes 60 segundos que os dragões estiveram em situação de power play após o reatamento do jogo.
A segunda parte foi equilibrada, com as defesas a sobreporem-se aos ataques, de que resultou um nulo pouco habitual no hóquei em patins.
A Oliveirense ainda marcou a três minutos do final, por Marc Rouzé, de livre direto (após a 10.ª falto do FC Porto), mas o golo foi anulado por bola alta. O 5x4 final e as oportunidades por Rouzé e João Souto, para a formação orientada por Nuno Resende, já não alteraram o desfecho.
Dragões passaram a somar 13 pontos no quinto lugar da tabela classificativa.