Capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto, Gonçalo Alves, marcou dois golos na vitória por 8-2 sobre o Carvalhos (FPP)

FC Porto goleia Carvalhos e pressiona Sporting

Dragões venceram por 8-2 no recinto do penúltimo classificado do campeonato e aproximaram-se dos leões - que têm menos um jogo - na terceira posição da prova

O FC Porto regressou aos triunfos no Campeonato Nacional ao vencer de forma expressiva o Carvalhos por 8-2, em Vila Nova de Gaia, na 13.ª jornada da fase regular, última da primeira volta da competição.

Após terem tido a série de nove vitórias consecutivas interrompida pelo desaire na Champions, frente ao Barcelona (3-5), os dragões retomaram o caminho dos triunfos.

Com este resultado, os campeões nacionais aproximaram-se do topo da tabela, liderada pelo Benfica, com 37 pontos, seguido do OC Barcelos, com 33, e do Sporting, que soma 29, embora com menos um jogo disputado.

Paulo Freitas manteve o cinco inicial utilizado na recente partida da Liga dos Campeões, mas foi a equipa da casa a entrar melhor, inaugurando o marcador cedo, com um remate de longa distância que colocou o Carvalhos em vantagem (1-0). A resposta portista não tardou e surgiu pelos protagonistas habituais: Gonçalo Alves assistiu e Carlo Di Benedetto restabeleceu a igualdade (1-1).

O internacional francês voltou a marcar pouco depois, desta vez a passe de Rafa, consumando a reviravolta (1-2), antes de completar o hat-trick num lance de insistência (1-3). A quatro minutos do intervalo, Telmo Pinto ampliou a vantagem azul e branca (1-4). Ainda assim, a formação orientada por Ricardo Geitoeira reduziu de imediato para 2-4, resultado com que se chegou ao descanso, sempre com os bicampeões em vantagem.

Na segunda parte, o FC Porto consolidou o domínio. Hélder Nunes marcou no regresso dos balneários (2-5), Gonçalo Alves fez o sexto golo a meio do segundo tempo (2-6) e Ezequiel Mena também inscreveu o nome na lista de marcadores já nos últimos quatro minutos (2-7). Gonçalo Alves fechou a contagem, fixando o resultado final em 2-8 e confirmando uma vitória clara dos dragões.