Só Trincão tem mais jogos consecutivos do que Gabriel Batista, como titular na Liga.
Só Trincão tem mais jogos consecutivos do que Gabriel Batista, como titular na Liga. - Foto: IMAGO

FC Porto é especial para Gabriel Batista

Guarda-rede do Santa Clara vai cumprir com os dragões o 50.º jogo consecutivo como titular na Liga. Só Trincão tem mais. Nos campeonatos joga sempre de início há 109 encontros e só num deles (na Liga 2), não fez a totalidade dos minutos

Na Liga, só Trincão tem mais jogos consecutivos a titular, do que Gabriel Batista. Se defrontar o FC Porto no domingo, o guarda-redes brasileiro que está no Santa Clara desde 2022/23, irá cumprir o 50.º encontro seguido no onze inicial dos açorianos, no principal escalão do futebol português. Apenas Trincão entrou mais vezes de início, somando 62 jogos sucessivos.

Gabriel Batista é dono da baliza dos bravos açorianos desde 8 de outubro de 2022, aproveitando a grave lesão - num joelho - de Marco Pereira, o titular, num treino que antecedeu a receção ao Sporting, encontro da 9.ª jornada.  O guarda-redes brasileiro formado no Flamengo foi o escolhido pelo treinador Mário Silva para ocupar a vaga que se abriu e ganhou o lugar, até hoje! Nessa temporada, em que Santa Clara desceu de divisão, fez 26 jogos na Liga.

Na época seguinte, já com Vasco Matos como treinador, o Santa Clara regressou à Liga e Gabriel Batista foi titular nas 34 jornadas da campanha açoriana e só não jogou a totalidade dos minutos, porque na última ronda na receção à U. Leiria, foi substituído aos 90’ para a entrada do argentino Marcos Díaz poder sagrar-se também campeão do segundo escalão.

Em 2024/25, no regresso dos açorianos à Liga, Gabriel Batista manteve o estatuto de imprescindível e fez o pleno: 34 jogos X 90 minutos. Nesta temporada o guardião de 27 anos deu continuidade e foi titular nos 15 encontros que os açorianos já disputaram na competição. Ou seja, entre a época anterior e esta, está a um jogo dos 50 consecutivos na Liga. E sem nunca ter sido substituído. Trincão é o único com mais encontros seguidos a titular na Liga, mas não tem o pleno dos minutos.

E, se acumularmos todos jogos de Gabriel Batista no Santa Clara nos campeonatos (Liga e Liga 2), o guarda-redes é titular há 109 jogos consecutivos e só num deles não jogou a totalidade do tempo.

Para este percurso ímpar, Gabriel Batista tem sido imune a lesões e também tem uma folha disciplinar exemplar. Em 2024/25 viu apenas quatro cartões amarelos e nesta época tem a lista em branco.