Bernardo Lima quer continuar de dragão ao peito - Foto: FC Porto
Bernardo Lima quer continuar de dragão ao peito - Foto: FC Porto

FC Porto: campeão mundial sub-17 tem acordo para renovar

Processo de prorrogação de vínculo laboral de Bernardo Lima está na reta final e deve ser finalizado após a época pascal. Campeão Sub-17 é uma das joias da formação que ficará presa aos dragões por uma cláusula de rescisão pelo menos no dobro da atual, que é 20 milhões de euros

A SAD do FC Porto está a preparar o presente, mas pensa já a curto/médio prazo no que concerne à composição das suas equipas de formação, «bês» e, naturalmente, a principal. Nesse sentido, os responsáveis azuis e brancos estão já a tratar, com o devido tempo, das renovações de algumas pérolas da formação cujos contratos expiram em 2027. Um deles é Bernardo Lima, campeão mundial Sub-17 no Catar, que, sabe A BOLA, tem alinhavada a renovação de contrato com o FC Porto, a qual deve ser finalizada após a época pascal, como ficou definido entre as partes.

Os cinco portistas homenageados por André Villas-Boas

A vontade do jovem jogador foi determinante no processo, pois quer continuar a vestir as cores do clube do coração e vai prorrogar o seu vínculo laboral — que terminava em 2027 — por mais cinco temporadas. Esta continuidade de azul e branco ao peito engloba, naturalmente, uma melhoria salarial — cujo pacote pode incluir prémios por objetivos — e também uma subida substancial da cláusula de rescisão, que neste momento é de 20 milhões de euros e deve, no mínimo, dobrar.

A BOLA sabe que havia clubes estrangeiros muito interessados na contratação do jovem talentoso dos dragões, mas a sua vontade foi sempre permanecer no FC Porto e nem sequer quis ouvir qualquer proposta, por mais tentadora que fosse financeiramente.

Os cinco dragões campeões do Mundo Sub-17

Bernardo Lima deu a sua palavra ao FC Porto e, nessa conformidade, é ponto assente que vai continuar no clube por mais cinco anos, no mínimo, a menos que algum "tubarão" esteja disposto a pagar uma verba substancial pelos seus direitos económicos. O médio trocou a Sanjoanense pelo emblema da Invicta em 2016 e subiu rapidamente na hierarquia da formação.

Ao cabo de 30 jogos disputados pelos juniores com idade de juvenil, oito golos marcados e uma assistência, assinou um contrato profissional e estreou-se pela equipa B, ainda em 2024/25. Em Mafra, na 25.ª jornada da Liga 2, rendeu Melnichenko aos 85 minutos e estreou-se como sénior. A primeira fase da época atual trouxe mais minutos enquanto profissional — 79 divididos por três jogos —, além de um registo extraordinário de seis golos e duas assistências em apenas seis jogos pelos juniores. Membro do lote de capitães dos campeões do mundo de Sub-17, Bernardo Lima participou em todos os jogos, foi totalista em metade e destacou-se pela agressividade e dimensão física que deu ao meio-campo luso. Foi o atleta com mais faltas cometidas no Mundial (16) e o oitavo no que a interceções diz respeito (9).