Hungria-Irlanda Foto: Tibor Illyes/EPA
Hungria-Irlanda Foto: Tibor Illyes/EPA

Épico! Irlanda vence no último segundo e atira Hungria para fora do Mundial

'Hat trick' de Troy Parrott, com um golo na última jogada do encontro, valeu passagem dos irlandeses ao 'play off' de acesso ao Campeonato do Mundo. Húngaros não vão ao Mundial

Foi com golpe de teatro que a Irlanda carimbou a passagem ao play-off de acesso ao Mundial 2026. Um golo de Troy Parrott na última jogada deu a vitória aos irlandeses, em casa da Hungria, por 3-2, e tirou os húngaros da corrida ao Campeonato do Mundo.

Jogava-se, na Puskás Arena, o tudo ou nada. Ambas as seleções podiam, no momento do apito inicial, terminar em primeiro, dependendo do resultado de Portugal, em segundo, posição que garantia o acesso ao play-off que se disputará no próximo mês de março ou em terceiro, lugar que significava o fim dos sonhos de rumar, no próximo verão, aos Estados Unidos, ao Canadá e ao México. A Hungria só precisava do empate e, aos 3', até ganhou margem, quando, a cruzamento de Szoboszlai, Lukacs fez o 1-0 para os húngaros.

Ao quarto de hora de jogo, surgiu o herói irlandês. Na cobrança de uma grande penalidade, Troy Parrott fez o primeiro dos irlandeses e da conta pessoal. Barnabás Varga, o melhor marcador da Hungria nesta fase de apuramento, repôs a vantagem magiar, que se manteve até ao intervalo.

Parrott, autor dos dois golos da Irlanda na vitória por 2-0 frente a Portugal, continuou de pé quente e, no segundo tempo, assumiu-se como grande protagonista. A Irlanda pressionou na procura de chegar ao segundo lugar, o avançado do AZ Alkmaar empatou aos 80' e, ao minuto 90'+6, com toda a equipa projetada na área, o atacante antecipou-se após desvio de cabeça de Scales para gelar as bancadas.

Antes do terceiro golo de Parrott, a Hungria ia ao play-off. Depois do hat trick do avançado, estava fora. A reviravolta confirmou-se e os irlandeses ocuparam essa vaga.