Mundial
Mundial
Entre Suárez e Díaz, o Luis que veio do banco é que decidiu (crónica)
A jogar em casa, ou num Estádio de Kansas City pintado de amarelo, a Colômbia eliminou ao Gana dos Mundial 2026, com uma vitória tangencial que premiou o jogo ambicioso, e posto em prática de forma exímia, de Néstor Lorenzo, que acabou por bater o pragmatismo de Carlos Queiroz.
Os cafeteros até entraram com o pé esquerdo no jogo. Logo aos 5 minutos, a frente de ataque colombiana sofria um golpe com a lesão de Jhon Córdoba. Foi aí que emergiu a figura de Luis Suárez. O avançado do Sporting, lançado para a fogueira do jogo, fez da oportunidade um hino à persistência. Apenas nove minutos após pisar o relvado, o jogador do Sporting desenhou uma jogada de pura insistência, lutando contra a muralha ganesa para servir, de bandeja, o remate certeiro de Jhon Arías. Estava feito o golo, um prémio para queme saltou do banco para agitar as águas.
Insistência de Luis Suárez a assistir para o golo da Colômbia 🇨🇴#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #MundialFIFA2026 #Colombia #Gana #betano pic.twitter.com/3fq5poyVFc
— sport tv (@sporttvportugal) July 4, 2026
A partir daí, a Colômbia ameaçou sufocar o adversário. A velocidade e a verticalidade dos sul-americanos criaram calafrios na baliza de Lawrence Zigi, com Luis Díaz a testar (20’ e 38’) os reflexos do guardião e as subidas vertiginosas de Daniel Muñoz e Mojica a fazerem de Semenyo e de Iñaki Williams laterais adaptados.
Segurar o resultado ao atacar
Na segunda metade, para dar músculo à alma sul-americana, entrou Richard Ríos, substituindo James Rodríguez. O médio do Benfica foi instruído a apoiar Luis Suárez no ataque, teve algumas movimentações vertiginosas, mas esteve mais desaparecido, não deixando de dar equilíbrio defensivo à equipa. Aos 90+2’, Gideon Mensah tirou-lhe um golo quase certo.
Quem nunca deu uma bola por perdida foi Suárez: aos 57’, tirou o esférico a Opoku, ex-central do Arouca, e iniciou uma jogada que acabou com o golo de Díaz, anulado por fora de jogo. Um minuto depois, o jogador do Bayern, isolado, não bateu Lawrence Zigi.
O Gana de Queiroz caiu com honra, mas a noite pertenceu à inspiração de Suárez e à solidez da Colômbia, que com maior acerto na finalização, seria uma força ainda maior a ter em conta neste Mundial. A equipa garantiu assim a última vaga nos oitavos de final, onde vai jogar com a Suíça a 7 de julho.
Por fim, dar nota de que nove seleções africanas chegaram aos 16 avos de final, mas só Egito e Marrocos passaram aos oitavos, sendo a Gana a última equipa a cair.
A entrega e a raça levaram a equipa para a frente, quer esta estivesse a atacar ou numa fase mais defensiva. Com impacto imediato e fulcral no resultado, Luis Suárez aproveitou da melhor maneira a oportunidade, quando o lugar de titular já parecia estar perdido para Jhon Córdoba.
A vitória colombiana foi tangencial devido ao guarda-redes do St. Gallen. Foram sete defesas no total, entre remates de longa distância e quase à boca da baliza. Luis Díaz saiu de campo frustrado muito graças à exibição do guardião.