Dongmo garante mínimos para Mundiais de pista curta
Auriol Dongmo garantiu a qualificação direta no lançamento do peso para os Mundiais de pista curta de 2026, ao atingir os 19,02 metros no meeting internacional de Nordhausen, na Alemanha.
Campeã do mundo em 2022, Dongmo terminou a competição no segundo lugar, apenas atrás da alemã Yemisi Ogunley, que venceu com um lançamento de 19,86 metros. O terceiro posto do pódio ficou para a norte-americana Chase Jackson, com 18,94.
O melhor lançamento da portuguesa surgiu logo à primeira tentativa e foi suficiente para ultrapassar a marca mínima de qualificação direta, fixada nos 18,90 metros, para os Campeonatos do Mundo indoor. A competição está marcada para os dias 20 a 22 de março, em Torun, na Polónia, cidade onde Dongmo já se sagrou campeã da Europa em 2021.
Portugal tem ainda Eliana Bandeira em zona de apuramento entre as atletas sem marca direta, no 14.º lugar do ranking, com um melhor lançamento de 18,05 metros.
Jessica Inchude está, para já, fora da zona de qualificação, num contexto em que, regra geral, cada país pode inscrever no máximo duas atletas por prova.