Djed Spence foi contratado pelo Tottenham em 2022 - Foto: IMAGO

Djed Spence fez história por Inglaterra e não sabia: «Fiquei surpreendido...»

Na noite de terça-feira, na Sérvia, uma página da história do futebol inglês foi escrita – Djed Spence, jogador do Tottenham, estreou-se por Inglaterra e tornou-se o primeiro muçulmano a jogar pela seleção principal britrânica.

A estreia de Djed Spence por Inglaterra frente à Sérvia, num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, foi muito mais do que uma simples substituição – foi um símbolo de mudança e um ponto de viragem que ecoou por todo o mundo do futebol.

«É uma bênção»

Segundo a BBC, ao entrar em campo vindo do banco, Spence não só colheu os frutos de anos de trabalho árduo e persistência, superando todos os obstáculos e contratempos, como também fez história. O lateral-direito de 25 anos do Tottenham Hotspur, admitiu que a notícia o apanhou de surpresa. « Fiquei surpreendido porque não sabia que era o primeiro, por isso é uma bênção» , disse Djed após a vitória de Inglaterra por 5-0 em Belgrado.

O lateral acrescentou ainda que estava particularmente feliz por poder ser uma inspiração para outros. «É bom fazer história e espero inspirar jovens em todo o mundo a seguir este caminho. Eles podem fazer o que eu faço.»

Para Spence, a religião é um pilar tanto na sua vida privada como profissional. «Seja qual for a religião em que acreditas, apenas acredita em Deus. Deus é o maior para mim pessoalmente e nunca te desilude. Dias como o de hoje são especiais por causa de Deus. Fiquei emocionado porque a minha jornada não foi fácil, mas agora – sou oficialmente um jogador da seleção inglesa e estou muito feliz» concluiu Djed Spence.

O discurso de Harry Kane

Depois da estreia, Djed Spence acabou por ser homenageado também por Harry Kane, capitão da seleção britânica, que elogiou fortememte o agora companheiro de seleção por todo o percurso que o levou até este momento.