O novo estádio do Birmingham - Foto: Birmingham City FC
O novo estádio do Birmingham - Foto: Birmingham City FC

Clube de Tom Brady anuncia novo estádio megalómano (fotos)

Birmingham revela planos para a sua nova casa, que terá capacidade para 62 mil adeptos. Objetivo é ter o recinto pronto para 2030/31

A Knighthead Capital Management, grupo que detém os ingleses do Birmingham City, revelou hoje o projeto do novo estádio para o clube, desenvolvido pela Heatherwick Studio e pela MANICA Architecture.

O emblema que milita no Championship, cujos proprietários são Tom Brady e Tom Wagner, explica que o recinto, que terá 62 mil lugares, «sediará uma série de diferentes eventos desportivos e de entretenimento.»

«Localizado em Bordesley Green, na zona leste de Birmingham, tornar-se-á um novo marco importante da cidade, refletindo a herança industrial da região e adotando engenharia de ponta. Ficará no centro do projeto de desenvolvimento do Sports Quarter, transformando a área num destino desportivo e cultural vibrante.

As primeiras imagens do projeto proposto foram reveladas hoje no Digbeth Loc Film Studios, em Birmingham, coincidindo com as comemorações do 150.º aniversário do histórico clube britânico.

Galeria de imagens 20 Fotos

A Knighthead e o clube iniciaram um período de envolvimento e consulta com «a população local, adeptos, representantes políticos e responsáveis pelo planeamento» antes de apresentar um pedido de licenciamento para o Sports Quarter no próximo ano (2026). O objetivo passa por inaugurar o novo estádio antes do arranque da temporada 2030/31.

A casa atual do Birmingham, o St. Andrew's, foi inaugurada em 1906 (foi renovada em 1999 e em 2023) e conta com 29.409 lugares.