Carlos Sainz penalizado após qualificação no Japão
Carlos Sainz, piloto da Williams, foi penalizado após a qualificação para o Grande Prémio do Japão e vai largar três posições atrás na grelha de partida.
O espanhol qualificou-se em 12.º lugar, mas terá de partir da 15.ª posição. A penalização surge depois de Sainz ter bloqueado Lewis Hamilton no final da Q2.
Carlos Sainz is hit with a penalty for the Japanese Grand Prix 👇#F1 #JapaneseGPhttps://t.co/hXiFhvPBVm
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
Na altura em que o ex-piloto da Ferrari tinha acabado de completar a sua volta rápida decisiva e o atual piloto da Scuderia iniciava a sua, Sainz continuou a circular a baixa velocidade na trajetória da primeira curva de Suzuka, o que obrigou Hamilton a abortar a sua volta para evitar o contacto.
Carlos Sainz has been handed a three-place grid penalty for impeding Lewis Hamilton 🚨
— Formula 1 (@F1) April 5, 2025
This drops Sainz from P12 to P15 for the Grand Prix#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/4kBmfW3lMJ
O espanhol alegou não ter sido avisado da aproximação de Hamilton a alta velocidade e garantiu não ter conseguido ver o inglês nos seus espelhos retrovisores, pois já estava a curvar. No entanto, foi considerado que Sainz sabia que Hamilton tinha estado numa volta de preparação na volta anterior e que a Williams teve tempo suficiente (8 segundos) para o avisar do início da volta rápida do britânico, após ter ficado claro que o piloto da Ferrari não ia entrar nas boxes.
Foi, portanto, aplicada a penalização normal neste tipo de situação, que implica a perda de três posições na grelha de partida. Fernando Alonso, Liam Lawson e Yuki Tsunoda beneficiam da sanção aplicada a Sainz, subindo cada um uma posição.
Sugestão de vídeo: