Egito a celebrar o segundo golo ao Benim, já no prolongamento - Foto: CAF_Online
Egito a celebrar o segundo golo ao Benim, já no prolongamento - Foto: CAF_Online

CAN: Salah e companhia apanham susto, mas avançam para os 'quartos'

Egito bateu Benim no prolongamento, graças à exibição de melhor em campo de Attia, com golo e assistência, mas a estrela do Liverpool também marcou nos últimos segundos

Egito juntou-se a Mali, Senegal, Camarões e Marrocos nos quartos de final da CAN 2025, mas foi mais complicado do que esperava. Mohamed Salah e companhia bateram o Benim, esta segunda-feira, por 3-1, mas só durante o prolongamento, após um empate a uma bola nos 90 minutos.

A estrela do Liverpool voltou a ser titular depois do nulo com a Angola, em que a sua seleção já estava apurada e o selecionador aproveitou para rodar toda a equipa, e ainda faturou nos últimos segundos, mas quem decidiu foi o médio Marwan Attia, o melhor em campo, após participar diretamente nos dois primeiros golos do seu país.

Depois de 45 minutos sem golos, o jogador do Al Ahly precisou de 24 minutos para abrir o marcador na segunda parte (69'), isto após as entradas de Zizo e Ashour (59'), e ainda de Fatou na primeira parte (45+1'), devido à lesão de Hamdi. A assistência foi de Hany, após uma boa jogada coletiva, mas o mérito vai todo para Attia, que fez um golaço fora da área!

Marwan Attia a celebrar o primeiro golo do Egito ao Benim - Foto: CAF_Online
Marwan Attia a celebrar o primeiro golo do Egito ao Benim - Foto: CAF_Online

No entanto, esse momento de brilhantismo individual foi anulado por um duplo erro do experiente El Shenawy, o guarda-redes: primeiro esteve mal na saída de bola, oferecendo-a ao adversário, e depois um desvio num cruzamento enganou-o e não conseguiu afastar o perigo, deixando o golo à mercê de Dossou (83').

Assim, a eliminatória teve mais 30 minutos, mas o Egito entrou com tudo para este tempo-extra e um espetacular golpe de cabeça de Yasser Ibrahim num canto estudado, a cruzamento de Attia, fez toda a diferença aos 97 minutos. Já na compensação, nos últimos segundos, enquanto Benim tentava o golo num canto, surgiu contra-ataque e Salah converteu-o em golo, e no apuramento (3-1).

Burkina Faso ou Costa do Marfim, de Diomande (Sporting), um deles será o próximo oponente do Egito nos quartos de final, enquanto Benim vai para casa.