Victor Wembanyama não consegue travar triplo de Jalen Brunson       Fotografia Imago
Victor Wembanyama não consegue travar triplo de Jalen Brunson Fotografia Imago

Camisola de Jalen Brunson dos Finals leiloada por 896 mil dólares

Um mês depois do base ter sido a estrela maior, e o MVP, da conquista de um título que fugia aos Knicks há 53 anos, foi grande a luta pela 'jersey' do Jogo 1 num leilão da Sotheby's e quando o base ainda nem deverá ir a meio da carreira na NBA

A camisola com que o base Jalen Brunson disputou o Jogo 1 dos Finals, contra os Spurs, a 3 de junho passado foi leiloada por 1,024 milhões de dólares (896 mil euros), estabelecendo um novo recorde para um artigo de memorabilia dos Knicks, Um dos três clubes, a par dos Celtics e Warriors, que existem desde o arranque da NBA, há 80 anos. A venda decorreu na passada madrugada e aconteceu na prestigiada leiloeira Sotheby's.

Este valor reflete a ascensão meteórica de Brunson, de 29 anos, no mercado de objetos colecionáveis desportivos, especialmente depois da vitória da formação de Nova Iorque após um jejum de 53 anos - foi apenas o seu terceiro título (1970 e 1973) - e ausência da final da Liga desde 1999.

Fotografia Imago

Com a jersey mais desejada do evento, Jalen, que contabiliza oito épocas na NBA e abdicou de ganhar mais noutra equipa para jogar no clube do coração e no qual o pai - Rick - também atuara e perdeu uma final, em 1999, contra os... Spurs, o três vezes All-Star marcou 30 pontos numa vitória por 95-105, no Frost Bank Center, em San Antonio. Êxito que lançou os nova-iorquinos para um triunfo por 4-1 tendo ganho todos os encontros fora.

Realce-se que foram 113 milhões de dólares (98,84 milhões de euros) que deixou de poder ganhar para se mudar em 2022/23 para os Knicks e também permitir que estes tivessem espaço no tecto salarial para construírem uma equipa capaz de lutar pelo campeonato

O leilão, que destacou a primeira parte da coleção de camisolas e outros artigos usados nos Finals, confirmou o crescente interesse nos itens associados a Brunson. No entanto, note-se que a camisola mais cara da NBA alguma vez vendida em leilão pertenceu a Michael Jordan, do seu último jogo dos Finals de 1997/98, contra os Jazz, em que converteu o cesto da vitória dos Bulls e atingiu os 10,1 milhões (8,834 milhões) em setembro de 2022, também através da Sotheby's.

Ainda assim, o valor alcançado pela camisola de Brunson é notável. Atualmente, a mesma leiloeira tem disponível uma camisola de Kobe Bryant, usada no Jogo 1 da final de 2008/09, contra os Magic (4-1) com a licitação a situar-se já nos 1,25 milhões (1,993 milhões).

O fenómeno em torno de Brunson, o MVP das Finais de 2026, estende-se também aos cromos colecionáveis. O seu cromo mais caro, um Panini Prizm Choice Nebula de 2018, foi vendido a 19 de junho por 312 mil dólares (273 mil euros). O mesmo cromo tinha sido vendido por quase 97 mil (85 mil) em novembro de 2024 e, em 2019, estava à venda num fórum online por apenas 300 dólares (262 euros).

No mesmo leilão, outras camisolas dos Knicks atingiram valores elevados. As de OG Anunoby, herói do Jogo 4, e Karl-Anthony Towns foram vendidas por 256 mil dólares (224 mil euros) cada, enquanto a de Josh Hart alcançou os 89.600 dólares (78.375 euros).

Do lado dos San Antonio Spurs, a camisola do Jogo 1 de Victor Wembanyama foi a mais valiosa, sendo arrematada por 217.600 dólares (190.339 euros). A de Dylan Harper também superou a barreira dos 100 mil, chegando aos 115.200 dólares (100.768 euros).

Fora das duas equipas que disputaram o 80.º título da NBA, esta não foi a primeira vez este ano que uma camisola da liga atinge um valor de sete dígitos através da Sotheby's. Em fevereiro, a jersey de estreia de Cooper Flagg, jovem estrela dos Mavericks n.º 1 do draft de 2025 e mais tarde Rookie do Ano em 2025/26, foi vendida de forma privada por um milhão de dólares (875 mil euros), o valor mais alto conhecido por um artigo de coleção do jogador.

A iniciar sessão com Google...