Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber
Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber - Foto: IMAGO

Bortoleto penalizado para o GP do Qatar após admitir erro em Las Vegas

Piloto da Sauber assume a responsabilidade pelo toque em Lance Stroll na primeira curva

O Grande Prémio de Las Vegas terminou prematuramente para Gabriel Bortoleto. O piloto brasileiro da Sauber viu a sua corrida ser comprometida logo no início, após um choque com o monolugar de Lance Stroll que resultou no abandono imediato de ambos os pilotos.

O incidente teve consequências para Bortoleto. A sanção inicial de 10 segundos, por ter sido considerado culpado da colisão, foi convertida numa perda de posições na grelha de partida para a próxima prova da temporada, o Grande Prémio do Qatar, visto que o piloto não concluiu a corrida.

Em declarações prestadas à Rede Bandeirantes, depois de terminada a corrida, o jovem brasileiro não fugiu à responsabilidade, embora tenha contextualizado o sucedido com as características do circuito.

«Foi um erro meu, cometi um erro. Tive um arranque muito limpo e consegui uma boa vantagem... No momento em que me desviei para o ultrapassar [a Stroll], ele já tinha começado a travar. Perdi o ponto de travagem... mas nesta pista é tudo tão próximo... simplesmente falhei a travagem e acabei por bater no Stroll», explicou.

O piloto da Sauber reconheceu que a baixa aderência do asfalto, potenciada pelos pneus duros e pelo frio de Las Vegas, contribuiu, mas a falha foi sua. «Sabíamos que a aderência com pneus duros seria baixa, pois a pista está muito fria, mas isso não tem nada a ver. Devia ter travado cinco ou dez metros antes», afirmou, concluindo: «Não há muito a dizer. O erro foi meu. Agora é pensar na próxima corrida.»

Bortoleto soma 19 pontos em 22 Grandes Prémios disputados na sua temporada de estreia.