Marco Silva, treinador do Fulham (foto: Imago)
Marco Silva, treinador do Fulham (foto: Imago)

Benfica: Marco Silva lidera mas não está garantido

Nega de Mourinho é tida como certa e avançam contactos por treinador. Interesse em Marco é sólido; Amorim longe da Luz

José Mourinho esteve esta segunda-feira no campus do Benfica, no Seixal, naquele que terá sido o último momento enquanto treinador das águias. A SAD encarnada, liderada por Rui Costa, já tem conhecimento de que o técnico não aceita a proposta de renovação de contrato e não irá cumprir a ligação prevista por mais uma temporada. Mourinho — ou o seu empresário, Jorge Mendes — terá, logo que oficilize o não, de pagar ao Benfica a cláusula de rescisão, cujo valor ainda não é totalmente claro, podendo variar entre três e sete milhões de euros.

O futuro de José Mourinho deverá passar pelo Real Madrid. O treinador é dado como praticamente certo como novo líder da equipa espanhola, com Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, a garantir que existe acordo total entre Mourinho e o Real Madrid para a assinatura de um contrato válido por dois anos, com mais um de opção. No clube merengue, o special one deverá assumir poderes alargados, algo que o técnico considera essencial para reorganizar um balneário que atravessa vários problemas. A chegada de a Madrid está prevista para depois do último jogo, agendado para sábado, frente ao Athletic Bilbao.

Perante a saída de José Mourinho, o Benfica prepara-se para avançar de forma mais afirmativa no mercado de treinadores e deverá acelerar esse processo nos próximos dias, com decisões esperadas no prazo de duas semanas. Marco Silva, atualmente no Fulham, surge como o principal candidato a assumir o comando técnico dos encarnados, tal como A BOLA já tinha noticiado. Já existiram contactos sólidos e o treinador ficou agradado com o interesse do Benfica, mostrando na altura abertura para evoluir para negociações mais concretas e formais.

A SAD liderada por Rui Costa aguarda, no entanto, o fecho definitivo do processo relacionado com Mourinho antes de avançar oficialmente para Marco. O treinador do Fulham encontra-se em final de contrato com o clube inglês e tem em mãos uma proposta de renovação, admitido publicamente a realização de novas reuniões. Para já, Marco Silva aguarda um convite formal do Benfica, não sendo certo que aceite. Sendo que também pretende concluir a temporada na Premier League, onde o Fulham recebe o Newcastle na última jornada, antes do próximo passo.

Apesar de manter conversas com Marco Silva, o Benfica continua atento a outras soluções para a liderança técnica. Nas últimas horas, voltou a ganhar destaque o nome de Ruben Amorim como possível alvo, com Rui Costa a assumir pessoalmente a tentativa de convencer o treinador a rumar à Luz. Ainda assim, este cenário é improvável neste momento. Tal como A BOLA adiantou em abril, os planos de Amorim não se alteraram: não pretende voltar a treinar em 2026/27, a não ser que surja uma boa oportunidade no estrangeiro.. Marco Silva é nesta altura o nome mais forte na corrida para assumir o comando técnico e devolver afelicidade aos adeptos benfiquistas.

Rui Costa já anunciou que irá fazer, ainda esta semana, o balanço oficial da temporada, explicando aos adeptos uma época desportiva abaixo das expetativas. Ainda não é conhecido o formato da comunicação, nem se será realizada exclusivamente através da televisão do clube, um detalhe relevante para perceber se o presidente abordará questões mais aprofundadas sobre o passado recente e, sobretudo, sobre o futuro imediato do clube, incluindo a escolha do próximo treinador.

A iniciar sessão com Google...