Benfica: Kokçu ganha destaque na lista do Tottenham
Orkun Kokçu está disponível para estudar ofertas para sair do Benfica este verão e o Tottenham olha com interesse para a possibilidade, avançam em Inglaterra. O clube de Londres está a negociar a transferência do médio maliano Yves Bissouma, que termina contrato na próxima época e tem a Juventus como potencial destino, e o médio turco do Benfica é encarado, garante a imprensa britânica, como alternativa que agrada para preencher a vaga a criar no plantel agora treinado por Thomas Frank. O internacional turco não é a única opção do Tottenham, mas os 98 jogos com a camisola do Benfica (81 titularidades, 19 golos e 22 assistências), desde que assinou em 2023/24, despertaram a atenção na Premier League, sonho de Kokçu, sabe A BOLA.
Apesar de influente com Schmidt e com Lage, Kokçu ainda não correspondeu na plenitude aos 25 milhões de euros (mais €5 milhões possíveis de prémios) investidos pelas águias e ao peso da camisola 10 que usa. O Benfica, já noticiou A BOLA, está a fazer esforço no mercado para contratar um jogador que possa assumir o papel de patrão do meio-campo — o argentino Thiago Almada é desejado — e até da equipa. Nesse contexto, também a SAD dos encarnados está disponível para estudar propostas por Kokçu. Nunca será, no entanto, negócio simples, pois as águias querem rentabilizar o que pagaram ao Feyenoord, que terá direito ainda a 25% da mais-valia de futuro negócio.
Além da via inglesa, Orkun Kokçu também é considerado em Itália, onde o Inter olha para o médio internacional turco como possível alternativa ao compatriota Hakan Çalhanoglu, de 31 anos, que se prepara para voltar à Turquia, ao Galatasaray.
O Besiktas, entretanto, sonha poder chegar a Kokçu e há a possibilidade de durante esta semana colocar um emissário em Lisboa para trabalhar no tema, entre outros jogadores que o emblema de Istambul tenta contratar. Mas voltar à Turquia não é plano imediato de Kokçu, que quer palco desportivo de maior projeção, e o Besiktas também não terá dinheiro para convencer o Benfica. Porém, Kokçu, 24 anos, com contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 150 milhões de euros, pode mesmo deixar o Benfica na janela de mercado deste verão.
Choques
Apesar de ser um jogador de grande qualidade, Kokçu, como referido, ainda não encheu as medidas dos benfiquistas e o próprio jogador sente que pode ser ainda mais determinante, como o foi enquanto capitão e líder no meio-campo do Feyenoord. Em duas épocas de águia ao peito, o jogador foi protagonista de dois episódios que refletem a personalidade explosiva de Kokçu mas também sentimento de que não estará totalmente satisfeito — em 2023/24 deu entrevista a colocar em causa opções do treinador, o alemão Roger Schmidt, e no Mundial de Clubes deste verão discutiu de forma feia com Bruno Lage no momento da substituição frente aos neozelandeses do Auckland City. Kokçu retratou-se publicamente, disse que por vezes perde a cabeça em campo, pediu desculpa no balneário, mas ficou o sentimento.
O médio turco não pretende de forma alguma forçar a saída, mas mediante boa proposta, para jogador e clube, o plano de transferência ganhará rapidamente consistência.
SUGESTÃO DE VÍDEO: