João Henriques empatou na estreia pelo clube avense. Fotografia: Aves SAD
João Henriques empatou na estreia pelo clube avense. Fotografia: Aves SAD

Aves SAD: João Henriques joga cartada importante na receção ao Arouca

Equipa avense começa segunda volta frente a um adversário direto na luta pela manutenção

Depois de uma primeira volta sem qualquer vitória e com apenas quatro pontos, o Aves SAD entra na segunda metade do campeonato com margem de erro praticamente inexistente e a obrigação clara de somar pontos para manter viva a luta pela permanência na Liga. A receção ao Arouca, marcada para 17 de janeiro, surge como um momento-chave e pode representar o início da recuperação avense. 

Para além de procurar o primeiro triunfo na edição 2025/2026, a equipa orientada por João Henriques terá ainda de quebrar um histórico negativo frente ao adversário. Nos quatro confrontos oficiais entre os dois emblemas, o Arouca leva vantagem clara, com três vitórias e um empate, incluindo o encontro da primeira volta. Nesse jogo, disputado em Arouca, a formação então comandada por Vasco Seabra venceu por 3-1 o Aves SAD, que na altura tinha José Mota no banco. 

Desde então, o emblema da Vila das Aves já passou por várias mudanças técnicas em 2025/2026, com João Pedro Sousa, Fábio Espinho e Armando Roriz, os últimos de forma interina, a assumirem funções antes da chegada de João Henriques. Agora, com o novo treinador a cumprir o quarto jogo ao comando da equipa, a urgência de resultados é total, sobretudo porque o adversário é um concorrente direto, apesar da diferença pontual. 

Ao fim de 17 jornadas, o Aves SAD segue no último lugar, a 10 pontos do Arouca, que ocupa o 16.º posto, posição de playoff de manutenção, com 14 pontos, os mesmos do Casa Pia, e mais dois do Tondela, que tem ainda um jogo em atraso. Um triunfo frente aos arouquenses permitiria reduzir distâncias e relançar a equipa na luta pela permanência. 

Para este encontro, João Henriques já poderá contar com Roni, médio brasileiro apresentado esta semana como reforço de inverno, proveniente do Mirassol, numa aposta que visa acrescentar soluções e qualidade ao meio-campo avense numa fase decisiva da temporada.