Óscar Perea marcou no empate do Aves SAD com o Tondela. Fotografia: Aves SAD
Óscar Perea marcou no empate do Aves SAD com o Tondela. Fotografia: Aves SAD

Aves SAD: jejum de vitórias ameaça recorde negativo de 2024/2025

Sem vitórias no campeonato e afundado no último lugar da Liga, o Aves SAD pode igualar nos próximos jogos a pior série sem triunfos do clube no primeiro escalão

O Aves SAD vive um início de temporada para esquecer. Com apenas dois pontos somados em 30 possíveis, a formação da Vila das Aves ocupa o último lugar da Liga e aproxima-se de um feito negativo registado na época passada. A equipa de João Pedro Sousa ainda não venceu em 10 jornadas e está a três jogos de igualar a pior série sem vitórias do clube no primeiro escalão do futebol português.

Na temporada 2024/2025, o Aves SAD esteve 13 partidas consecutivas sem ganhar, sequência que começou a 22 de setembro de 2024, em Alvalade (0-3), e terminou apenas a 27 de janeiro de 2025, com um triunfo por 1-0 frente ao Gil Vicente — curiosamente, o adversário do próximo domingo. Apesar desse longo jejum, os avenses acabaram por assegurar a permanência na elite depois de vencer o play-off com o Vizela

Este ano, o cenário de dificuldade vai se repetindo, mas com contornos mais preocupantes. Depois do empate caseiro frente ao Tondela (2-2), rival direto na luta pela manutenção, a equipa continua sem somar vitórias e vê a distância para os lugares de salvação aumentar. O Tondela segue no 17.º posto com seis pontos, enquanto o Casa Pia, em posição de play-off, tem oito. 

O próximo desafio é novamente diante do Gil Vicente, em casa, só que, desta vez, os galos apresentam-se como uma das equipas mais consistentes do campeonato e apenas o FC Porto e o Benfica foram capazes de fazer abananar as redes minhotas na prova. 

Seguem-se o Vitória de Guimarães, fora, e o Rio Ave, em casa — três jogos que podem ser decisivos para travar a aproximação a um recorde indesejado. Para o encontro de domingo, João Pedro Sousa não contará com Ángel Algobia e Guillem Molina, ambos lesionados.