Alvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid - Foto: IMAGO

Arbeloa desdramatiza incidentes no Real Madrid: «Tive um colega que agrediu outro com um taco de golfe»

Treinador dos 'blancos' falou pela primeira vez sobre o clima no balneário. Diz que situações como esta não devem vir a público a recordou história passada. 'Merengues' defrontam o Barcelona

Álvaro Arbeloa abordou os graves incidentes ocorridos no balneário do Real Madrid, em particular as cenas de violência entre Tchouaméni e Valverde, que redundaram numa multa de meio milhão de euros para cada um, e recusou-se a criticar os jogadores.

O treinador dos merengues começou por elogiar antes de mais a forma como o clube geriu a situação. «Estou muito orgulhoso da contundência, rapidez e transparência do clube», afirmou, acrescentando que o facto de os futebolistas terem «reconhecido o seu erro, expressado o seu arrependimento e pedido perdão» é suficiente para si. «O que não vou fazer é queimá-los numa fogueira pública, porque não o merecem», sublinhou.

O técnico espanhol desmentiu ainda os rumores sobre a falta de profissionalismo ou problemas pessoais de vários dos seus atletas. «É mentira que não sejam profissionais, que me tenham faltado ao respeito... é absolutamente mentira. Como o é que algum deles não jogue por problemas comigo», garantiu, assumindo a culpa pela temporada menos conseguida: «Eu sou o primeiro responsável por a temporada, seguramente não, de certeza, não estar à altura.»

Sem esconder a emoção, Arbeloa comparou os erros dos seus jogadores aos de Juanito, uma figura icónica do clube. «Para mim, há um jogador que é o paradigma do que deve ser um jogador do Real Madrid, que é Juanito. E Juanito nunca se enganou? (...) Se gostamos dele é porque se enganou, como qualquer pessoa se pode enganar», declarou, defendendo que Valverde e Tchouaméni «merecem que viremos a página».

Questionado sobre o ambiente no grupo, Arbeloa descreveu-o como «um balneário são», apesar de duas épocas sem títulos. «Não é fácil assumir duas temporadas em branco», admitiu, sublinhando que a equipa está «preparada para voltar a ganhar». O treinador refutou ainda a ideia de que os jogadores têm demasiado poder: «Digo o mesmo que disse há dois minutos: quando um jogador do Real Madrid não joga, não é por nada extradesportivo.»

Sobre o incidente específico que marcou os últimos dias, Arbeloa considerou-o «algo de pouca sorte» e sublinhou a importância de manter os assuntos internos privados. «Para mim, o mais grave é que o que acontece no balneário deve ficar no balneário», disse, recordando um episódio do seu tempo de jogador: «Eu tive um colega que agrediu outro com um taco de golfe.»

Relativamente ao jogo contra o Barcelona, Arbeloa antecipa «um grande jogo, contra um grande adversário» que está a exibir um «grande rendimento». O técnico concluiu, afirmando que a sua equipa encara o desafio «com ambição, para ganhar».

A iniciar sessão com Google...