A festa ribatejana - Foto: Alverca
18.º: Alverca (3,37 milhões de euros - 1,57% do total da Liga) - Foto: FC Alverca

Alverca na rota de feito histórico

Se o campeonato terminasse hoje, o emblema ribatejano alcançaria a melhor classificação da sua história: o 9.º lugar

O Alverca vive um regresso em grande à Liga e, apesar de um arranque longe de ser perfeito, está a assinar uma temporada acima das expectativas. A prova disso é que se o campeonato terminasse hoje, o emblema ribatejano alcançaria a melhor classificação da sua história: o 9.º lugar. Um feito ainda mais relevante num ano em que o clube voltou ao principal escalão do futebol português após 19 anos de ausência.

Este regresso tem sido marcado por paralelismos com épocas anteriores na elite. O atual arranque, com 14 pontos ao fim de 12 jornadas, é o segundo melhor de sempre. Apenas em 1999/00 o Alverca tinha feito melhor, somando 17 pontos e ocupando então o 8.º posto — temporada em que viria a terminar em 11.º, o melhor posicionamento dos ribatejanos até ao momento. Curiosamente, em 2000/01, a equipa também somou 14 pontos no mesmo período, mas surgia um degrau abaixo, em 10.º.

Com confiança reforçada após a vitória frente ao Casa Pia e a permanência como objetivo realista, o Alverca vira agora atenções para o próximo desafio. A equipa já prepara a deslocação à Madeira, onde no domingo defrontará o Nacional.