«Não quero estar aqui a dizer que somos favoritos...»

Sub-21 «Não quero estar aqui a dizer que somos favoritos...»

NACIONAL10.06.202314:16

A seleção portuguesa de sub-21 está em estágio para a fase final do Europeu da categoria, mas Alexandre Penetra referiu este sábado que o mais importante de tudo é construir uma boa relação, antes de pensar nos jogos.

«Claro que já estivemos todos juntos em vários estágios, mas acredito que é bom recriar essas ligações nas primeiras semanas e nos primeiros treinos e voltar a sentir aquilo que o colega [de equipa] e o treinador gostam. Em vez de pensarmos já no primeiro jogo, se calhar importa olhar um pouco mais para nós e perceber aquilo que nos pode levar longe no Europeu», disse o defesa do Famalicão, de 21 anos, em conferência de imprensa.

«Não quero estar aqui a dizer que somos favoritos, porque não acho que esse seja o caminho correto. Temos de olhar jogo a jogo e perceber aquilo que somos capazes de fazer. Acreditamos muito uns nos outros e no nosso trabalho», disse Penetra acerca dos três desafios que Portugal terá pela frente na Geórgia, frente aos anfitriões, Países Baixos e Bélgica.

«Ainda não temos a certeza do que possa acontecer com a Geórgia, mas estamos todos preparados para jogar de três em três dias. Isso acontece nos clubes e agora não vai fugir à regra. Há ainda essa motivação de jogar uma fase final de um Europeu, que é sempre aquilo que os jogadores querem», sublinhou.

Ao longo da época Penetra jogou a central mas também à direita. «Sinceramente, não tenho uma preferência. Sinto-me confortável nas duas posições. É óbvio que já tenho uma bagagem maior como central, mas passar a lateral também foi uma adaptação feliz. O mais importante é estar disponível e ajudar a equipa», avaliou.

Na sessão de treinos desta manhã, todo o grupo treinou sem limitações, à exceção de Francisco Conceição que continuou a fazer trabalho condicionado. Fábio Vieira vai juntar-se à comitiva no dia 14. 

Portugal integra o grupo A  e vai jogar as três partidas em Tbilisi, sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da Geórgia; seguem-se os Países Baixos no dia 24 e depois a Bélgica no dia 27. Todos os encontros serão disputados às 17 horas.