Histórico: FIFA dá prémio monetário a cada jogadora no Mundial! (saiba o valor mínimo)

Futebol Feminino Histórico: FIFA dá prémio monetário a cada jogadora no Mundial! (saiba o valor mínimo)

FUTEBOL FEMININO08.06.202315:17

O Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) anunciou esta quinta-feira que a FIFA vai atribuir um prémio monetário de pelo menos 28 mil euros a cada uma das 736 participantes no Mundial feminino de futebol. Note-se que é um prémio diretamente dado pela FIFA a cada jogadora e não gerido pelas federações nacionais, como é habitual.

«A voz das jogadoras foi ouvida, demos mais um passo rumo à igualdade de género na nossa modalidade, ao mais alto nível competitivo. Este é um legado que fica», pode ler-se no comunicado. «A confirmação da equiparação de condições e a compensação garantida a cada jogadora no próximo Mundial é o resultado de uma ação coletiva e de uma negociação construtiva de muitas jogadoras e estruturas sindicais», acrescenta-se.

Recorde-se que em março o presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou um aumento dos prémios monetários para o Mundial feminino para 150 milhões de euros, ou seja, o triplo do atribuído em 2019.

As jogadoras que forem eliminadas na fase de grupos receberão 28 mil euros, as que se despedirem nos oitavos recebem 56 mil, chegar aos quartos vale 84 mil, as ‘meias’ 153 mil e, para as vencedoras, 252 mil euros.

O Mundial feminino de futebol decorrerá entre 10 de julho e 10 de agosto, na Nova Zelândia e Austrália, com Portugal a participar pela primeira vez e a defrontar na fase de grupos os Países Baixos (23 de julho), o Vietname (27) e os Estados Unidos (1 de agosto), sempre na Nova Zelândia.