Kika Veselko na crista da onda nos Mundiais de El Salvador

Surf Kika Veselko na crista da onda nos Mundiais de El Salvador

SURF02.06.202322:55

Francisca Veselko e Guilherme Fonseca continuam na crista da onda no Mundial de Surf (ISA World Surfing Games). Em Surf City, El Salvador, os dois surfistas, dos seis que compõe a seleção nacional, acompanham Frederico Morais na ronda 3 da competição que pode garantir mais duas vagas, uma masculina e outra feminina, para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Teresa Bonvalot, garantida nos JO Paris 2024 por via do Circuito Mundial, caiu para a segunda repescagem (heat 2) depois de ter ficado em 3.º, apesar de oito ondas surfadas contra apenas duas da alemã Rachel Presti (1.ª) e três da espanhola Garazi Sanchez. O mesmo sucedeu a Yolanda Hopkins. Em dia de 25.º aniversário, a vice-campeã mundial de 2021 e 5.ª em Tóquio 2020 foi afastada por Camila Kemp, alemã que vive em Portugal e compete na Liga MEO e pela argentina, Ornela Pellizari, Vai disputar a bateria 18 da repescagem 2.

Num dia dedicado ao fecho da ronda 2 feminina (na praia de La Bocana) e masculina (El Sunzal) e à primeira ronda da repescagem de ambos, Kika Veselko, continua em alta. Terminou, de novo, em 1.º lugar, numa bateria em que enfrentou a conhecida das batalhas da Liga Mundial de Surf (WSL), Sol Aquirre (Chile) e é ainda a surfista europeia com o heat mais pontuado (14,90), sétimo no geral. «Estou na luta por um lugar em Paris», garantiu a campeã mundial júnior.

No quadro masculino, enquanto Guilherme Ribeiro espera pela repescagem 2, Guilherme Fonseca foi único dos selecionados portugueses a entrar em prova. A última onda, de três, do israelita Uri Uziel, a segundos de se ouvir a buzina de fim de bateria, atirou o medalha de cobre do Mundial ISA 2022 (4.º classificado) para o segundo lugar e, automaticamente, para o fecho ronda 3 na qual competirá ao lado do surfista de elite mundial e vice-campeão olímpico, o japonês Kanoa Igarashi. Uma 'queda' que ainda assim parece beneficiar Guilherme Fonseca, já que o israelita terá pela frente Filipe Toledo, campeão mundial em 2022 e atual nº3 do CT e Kauli Vaast, ex-CT e parte do Challenger Series.