Duarte Gomes explica a Lei 17

SABER AS REGRAS Duarte Gomes explica a Lei 17

NACIONAL30.04.202011:51

Chegámos à última das leis de jogo. A décima sétima. Esta foi uma viagem de quase um mês. Uma viagem por aquilo que de mais relevante enuncia cada uma das regras (época 2019/20). Despeço-me com um valente "Pontapé de Canto". Volto em breve para falar de mais coisas sobre arbitragem.

LEI 17 - O PONTAPÉ DE CANTO 

Começamos pelo óbvio:

- Um pontapé de canto é assinalado quando a bola ultrapassa, por completo, a linha de baliza (quer rente ao solo, quer pelo ar), tocada em último lugar por um defensor, sem que tenha sido marcado um golo.

GOLOS

Um golo pode ser marcado diretamente de um pontapé de canto mas apenas na baliza adversária. Se a bola entrar diretamente na baliza do executante, o jogo recomeça com um pontapé de canto favorável à equipa adversária.

NOTA - Já o referi aqui, mas nunca é demais ter em conta esta regra de ouro:

- Nunca um recomeço de jogo pode resultar em golo, se a bola entrar diretamente na baliza do executante (ou seja, não há auto-golos em lançamentos laterais, pontapés-livres ou de saída, pontapés de baliza, canto ou de penálti).

O PROCEDIMENTO DO PONTAPÉ DE CANTO - A BOLA

1. Tem que ser colocada dentro da área de canto (isso significa que tem que estar ou no seu interior ou sobre/a tocar na linha que a delimita);

2. Tem também que estar totalmente imóvel no momento da execução e deve ser pontapeada por um jogador da equipa atacante;

3. Entra em jogo quando for pontapeada e se mova claramente (ou seja, pode não ter que sair da área de canto para entrar em jogo).

OUTRAS QUESTÕES RELEVANTES

- A bandeira de canto não pode ser removida para que um pontapé de canto seja executado;

- Os defesas (adversários) têm que estar a, pelo menos, 9.15m da área de canto (não da bandeirola) até que a bola esteja em jogo.

INFRAÇÕES E SANÇÕES

1. Se, após a bola entrar em jogo, o executante voltar a toca-la, sem que esta tenha sido tocada por outro jogador, será assinalado um pontapé-livre indireto no local do segundo toque. Se esse for feito com deliberadamente com a mão, será assinalado um pontapé-livre direto (ou um pontapé de penálti, se a infração ocorrer na área de penálti do executante e for cometida por um jogador de campo);

2. Se um jogador, ao executar corretamente um pontapé de canto, pontapear a bola deliberadamente contra um adversário (para poder voltar a jogá-la de seguida), sem o fazer de forma imprudente, negligente ou com força excessiva, o árbitro deve permitir que o jogo prossiga (se for esse o caso, não há infração, apenas usada uma tática de jogo que a lei aceita).

3. Por qualquer outra infração não esteja previamente definida, o pontapé de canto deve ser repetido.

Espero que tenham desfrutado tanto como eu.

Fiquem bem, até breve.