Duarte Gomes explica a Lei 14

SABER AS REGRAS Duarte Gomes explica a Lei 14

NACIONAL26.04.202013:05

Falamos hoje sobre uma das leis mais decisivas do jogo. A que legisla tudo sobre os pontapés de penálti. Acreditem, há muita coisa para falar sobre esta matéria.

Vamos a isso então:

LEI 14 - O PONTAPÉ DE PENÁLTI
PARTE - 1

- Já sabem, mas nunca é demais repetir: um pontapé de penálti (PP) deve ser assinalado contra a equipa do jogador que cometer uma infração punida com pontapé livre direto na sua área de penálti ou fora do terreno, como indicado nas leis 12 e 13.

Exemplo 1: defesa e avançado saem do terreno de jogo por ação da jogada. Nesse preciso momento, o defensor agarra o seu adversário (com a bola em jogo), dentro do enquadramento da sua área de penálti: a infração é punida com pontapé de penálti, apesar de ser cometida fora das quatro linhas.

Exemplo 2: um defesa sai do terreno por ação da jogada, com a bola ainda em jogo. Antes de reentrar em campo, agride a soco um suplente adversário, que fazia aquecimento na zona de enquadramento da sua área. A sua equipa deve ser punida com PP (e ele expulso, obviamente).

PROCEDIMENTO DO PONTAPÉ PENÁLTI

Ponto prévio - Já não se diz "Grande Penalidade". Diz-se "Pontapé de Penálti". Vamos decorar esta, pode ser?

Agora vamos dar uma olhadela às premissas mais importantes sobre a sua execução.

A BOLA

- Tem que estar totalmente imóvel (sobre a marca de penálti), tal como os postes, barra transversal e redes da baliza;

- Entra em jogo logo que seja pontapeada e se mova claramente;

- Considera-se que o PP está concluído quando a bola deixa de se mover, sai do terreno de jogo ou quando o árbitro interrompe para assinalar uma infração.

O EXECUTANTE DO PP

- Tem que estar claramente identificado pelo árbitro;

- Tem que pontapear a bola para a frente. Pode rematar de calcanhar, desde que a bola vá para a frente (ou seja, pode estar de costas para a baliza);

- Não pode tocar/jogar a bola uma segunda vez, sem que esta toque antes noutro jogador.

Exemplo - Se a bola for ao poste/barra e ressaltar para o executante sem ter tocado em mais ninguém, ele não pode efetuar a recarga. Se o fizer, está a tocar duas vezes consecutivas na bola.

O GUARDA REDES QUE DEFENDE

- Tem que estar na sua linha de baliza, de frente para o executante e entre os postes (não pode tocar nesses, na barra ou nas redes) até a bola seja pontapeada.

- Quando a bola for pontapeada, deve ter pelo menos parte de um dos pés a tocar ou alinhado com a sua linha de baliza (ou seja, pode ter o outro pé adiantado).

OS OUTROS JOGADORES

- À exceção do executante e do GR que defende, todos os outros jogadores devem estar dentro do terreno de jogo mas fora da área de penálti, a pelo menos 9.15m da bola (é por isso que existe a chamada "meia-lua", para definir essa distância) e atrás da marca de penálti (estando atrás da marca de penálti, nunca estão em posição de fora de jogo no momento do remate à baliza).

Só quando estes pressupostos estiverem cumpridos é que o árbitro pode dar autorização para que o PP seja executado.

NOTA - A marca de penálti tem que ser visível e estar a 11 metros da linha da baliza.

PRORROGAÇÃO DE TEMPO

O árbitro pode "prorrogar" o tempo de jogo (no final da 1a Parte, da 2a ou do prolongamento) para permitir que um PP seja executado.

Isso acontece quando a falta foi cometida ainda dentro do tempo limite de jogo (último segundo da partida, por exemplo), o que implica que a sua execução será após findo esse período.

É raro, mas acontece e tem especificidades que convém entender. O árbitro deve informar as duas equipas que o PP será dado como concluído:

1. Assim que a bola saia do terreno de jogo (seja porque houve golo ou porque o remate foi para fora);

2. Quando esta pare de se movimentar/mover;

3. Quando for jogada/tocada por outro jogador que não o GR que defende (por exemplo, o executante ou um seu colega não podem fazer recarga para golo);

4. Quando o jogo for interrompido por infração cometida por qualquer uma das equipas.

Basicamente, há o remate à baliza e o jogo termina assim que esse cumprir o seu efeito.

NOTA IMPORTANTE - Se a equipa defensora cometer uma infração (por exemplo, o GR adiantar-se com os dois pés antes do remate) e o PP for falhado, o árbitro deve ordenar a sua repetição, mesmo em prorrogação de tempo de jogo. A equipa que beneficia do castigo máximo não pode ser prejudicada, caso contrário esse seria expediente habitual da equipe defensora.

Amanhã voltarei a este espaço para vos falar do que falta, em particular dos vários tipos de resposta que a Lei 14 dá às infrações que podem ser cometidas num PP. São muitas, acreditem.

Até lá, fiquem em casa.
Fiquem bem.