Duarte Gomes explica a Lei 1

SABER AS REGRAS Duarte Gomes explica a Lei 1

NACIONAL03.04.202012:57

É na primeira das regras que tudo acontece. É ela que regula os diferentes aspetos relacionados com o palco do jogo. Com o salão de festas onde desfila o talento, a ousadia e a qualidade dos grandes atores do espetáculo.

O objetivo desta nova rubrica não é transcrever, textualmente, o guia universal das Leis de Jogo. Seria impossível e até redundante.

A ideia é dar-lhe uma perspetiva geral e facilitada sobre o que de mais relevante cada uma delas referencia.

O saber não ocupa espaço, certo? Então apertem o cinto, porque estamos prestes a começar uma viagem interessante às regras do jogo.

Lei 1 - Terreno de Jogo

- O terreno de jogo pode ter dois tipos de superfície: totalmente natural (a relva, como a conhecemos) ou totalmente artificial (neste caso, deve ser verde).

Se o organizador aprovar, a superfície dos terrenos pode ter, excecionalmente, um misto de ambas (o chamado sistema híbrido).

- As (quatro) linhas contínuas que existem no terreno só podem ser marcadas com materiais que não ofereçam quaisquer tipo de perigos para os intervenientes (cal viva, por exemplo, é proibida).

- As duas mais curtas, a que habitualmente chamamos de linhas de fundo, são as "Linhas de Baliza". As outras, mais longas, são as "Linhas Laterais".

- O terreno é dividido em duas partes exatamente iguais, através da linha de meio campo, unida de uma lateral à outra. Essa existe, por exemplo, para colocar cada equipa no lado a que pertence (no início e reinícios de jogo) ou para aferir o local em que os foras de jogo começam a ser avaliados.

- Há também um círculo no centro do campo, onde é colocada a bola para os pontapés de saída. À sua volta, existe um raio com 9.15m de diâmetro: serve para definir a distância a que devem estar os adversários nesses momentos.

- Todas as linhas têm que ter a espessura máxima de 12cms, com uma condicionante: as de baliza devem ser da mesma espessura que os postes e barra das balizas.

OUTRAS MEDIDAS E DIMENSÕES

A Lei 1 indica ainda qual deve ser a dimensão do terreno de jogo, mas permite outra, por exemplo, para jogos internacionais.

Medida-padrão: Comprimento máximo de 120m (mínimo de 90m); largura máxima de 90m (mínima de 45m).

- O terreno de jogo, em si, tem outras dimensões e medidas. Demasiadas para analisarmos aqui e agora. Fiquem com algumas referências:

1) A área de canto tem um quarto de círculo com um raio de 1m (a contar a partir de cada bandeira, no interior do terreno);

2) As bandeiras de canto devem ter a altura mínima de 1.5m e não podem ser pontiagudas. Também não podem ter publicidade no pano.

3) A marca de penálti está a 11m da (linha de) baliza;

4) O arco de círculo (a chamada meia-lua), que é marcado no exterior de cada "Área de Penálti" (a chamada grande área), existe para que, na execução de um castigo máximo, todos os jogadores estejam a, pelo menos, 9.15m da marca de penálti.

- Elementos técnicos e suplentes devem sentar-se nos bancos técnicos: apenas uma pessoa (seja ela qual for) pode dar instruções de pé.

- Há sua volta está a "Área Técnica", marcada do seguinte modo: 1m para cada lado dos lugares sentados e, para a frente, até 1m da linha lateral.

AS BALIZAS ONDE MORAM OS GOLOS

- Estão colocadas bem no centro de cada uma das linhas de baliza. São o espelho perfeito uma da outra.

- Medem 7.32m de comprimento e 2.44m de altura.

- Os postes e a barra transversal devem ser de cor branca.

- Se os postes ou a barra deslocarem-se e a sua reparação em tempo útil for impossível, o jogo será dado por terminado. É para evitar isso (ou acidentes graves) que têm que estar fixos ao solo.

- Não é permitido o uso provisório de materiais alternativos (cordas ou qualquer outro tipo de material flexível).

TLB - TECNOLOGIA LINHA BALIZA

- A sua utilização dependerá sempre de aprovação da entidade organizadora.

- Existe para determinar se um golo (em situações de dúvida "dentro/fora") foi ou não marcado.

- Esta inovação permite alterações (autorizadas) à estrutura das balizas, no sentido de as dotar de mecanismos que garantam a infalibilidade desse processo.

- A validação dos golos deve ser imediata (um segundo) e automática. É determinada através do envio de uma informação a toda a equipa de arbitragem (têm um relógio para esse efeito).

PUBLICIDADE NO TERRENO DE JOGO

A Lei 1 regula a forma como qualquer tipo de publicidade é autorizada, balizando também várias situações e momentos em que ela é absolutamente proibida.

Essas regras são algo extensas mas muito claras.

Deixo aqui um exemplo: é proibida qualquer tipo de publicidade (real/virtual) no terreno de jogo, dentro das balizas, nas áreas técnicas e a menos de 1m de qualquer uma das quatro linhas, mas apenas desde o momento em que as equipas entrem no terreno de jogo até saírem para o intervalo e, depois, desde o seu regresso até ao final da partida.

Pelo meio, antes ou depois desses momentos, a publicidade é autorizada.

VIDEOARBITRAGEM

Nos jogos em que exista VAR (como é o caso da Liga NOS), a lei refere que devem existir:

1) Sala de Vídeo Arbitragem - local onde estarão VAR, AVAR e operador de imagem.
Poderá estar situada numa carrinha de exteriores (junto ao estádio) ou centralizada noutro local, como acontece em Portugal (está localizada na FPF - Cidade do Futebol).

2) Área de Revisão do Árbitro - local onde o árbitro realiza a revisão de lances com acesso a um ecrã, colocado junto ao relvado.

INFRAÇÕES

- Se um jogador, suplente, substituído ou elemento técnico entrar na Área Revisão Árbitro, será advertido (ou seja, é-lhe exibido o cartão amarelo).

- Se qualquer um desses elementos entrar na Sala de Vídeo Arbitragem (caso esteja situada no local), serão expulsos.

Outra infração: se um jogador fizer marcas não autorizadas no terreno, é advertido.

A evitar, certo? Amanhã há mais. E depois de amanhã também.

Venha a Lei 2.