Piastri a festejar a vitória em Jeddah
Piastri venceu em Jeddah e ultrapassou o colega de equipa, Norris, no Mundial
Foto: IMAGO

Piastri quer correr em Le Mans, mas só depois da Fórmula 1

FÓRMULA 129.04.202512:46

Piloto australiano da McLaren e atual líder do Mundial revelou o seu desejo em competir no Campeonato Mundial de Endurance

O atual líder isolado da Fórmula 1, Oscar Piastri, afirmou que gostaria de participar do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e, em particular, nas 24 Horas de Le Mans, mas apenas após o fim da sua carreira na Fórmula 1.

O último piloto em atividade na Fórmula 1 a competir em Le Mans foi o bicampeão mundial Fernando Alonso, em 2018. Três anos antes, Nico Hulkenberg também participou, e ambos alcançaram a vitória. Para Alonso, foi o primeiro de dois triunfos consecutivos com a Toyota, conquistando também o título do WEC na temporada 2018-19.

Piastri, no entanto, declarou que não seria justo para a Fórmula 1 nem para o WEC se ele não se concentrasse totalmente em um dos campeonatos. A sua declaração surge algumas semanas após a McLaren anunciar a sua entrada na principal categoria do WEC, a Hypercar, em 2027.

«Algum dia, mas não em breve. Estou muito feliz na Fórmula 1 neste momento. Não acho que seria justo para ambos os campeonatos tentar combiná-los. Talvez não fosse tão prejudicial para a minha participação na Fórmula 1, mas quando as apostas são altas, como agora, as coisas mudam. Além disso, não daria a Le Mans a atenção que merece. Não acho que seja uma corrida em que alguém queira participar sem a devida preparação. Portanto, esperarei até terminar a minha carreira na Fórmula 1 e depois pedirei ao Zak [Brown] uma oportunidade», explicou o australiano.

Um comentário semelhante foi feito pelo piloto da Haas, Esteban Ocon, que também afirmou que gostaria de experimentar Le Mans, mas só depois de terminar a sua carreira na Fórmula 1. «Não, ainda não. Definitivamente, gostaria de participar algum dia, acho que correr em Le Mans é o sonho de qualquer piloto. Como o Oscar disse, estou focado na minha carreira na Fórmula 1 no momento, e vendo a quantidade de corridas que temos, seria difícil conciliar tudo. Não dá para se dedicar 50/50. É preciso focar totalmente em uma das duas coisas», disse o francês.

Com o calendário da Fórmula 1 cada vez mais extenso, será muito difícil para um piloto participar em Le Mans simultaneamente, pois, devido à agenda lotada, não terá o tempo necessário para se preparar adequadamente. Além disso, é muito provável que, no futuro, as 24 Horas de Le Mans coincidam com mais frequência com um fim de semana de corrida da Fórmula 1. Isso acontecerá em junho, já que a corrida em Le Mans coincidirá com o Grande Prémio do Canadá.

Sugestão de vídeo:

Australiano venceu o Grande Prémio da Arábia Saudita, em Jeddah. #DAZNFormula
0 seconds of 6 minutes, 17 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
06:17
06:17