As novas medidas do carro de 2026
Protótipo do novo regulamento vai ser mais leve e pequeno do que os atuais monolugares
A Fórmula 1 vai alterar os regulamentos para a construção dos monolugares já na temporada de 2026 e começam a surgir novas informações sobre as especificidades do carro.
Como seria de esperar, as regras pretendem diminuir o tamanho dos monolugares e segundo Tobi Grüner, repórter do desporto motorizado, a distância entre as rodas da frente e as traseiras vai ser reduzida de 360 cm para 340.
Esta tendência verifica-se também na largura, uma vez que vai passar a medir 190 cm, menos dez do que ditam as atuais regras. O peso mínimo do carro, atualmente, tem um valor mínimo de 798kg, no entanto, para 2026, espera-se que este valor reduza pelo menos 20kg, podendo ainda alcançar os 25 ou 30 kg.
Uma das mudanças mais evidentes estão nas asas traseira e dianteira, verificando-se um novo design, que conta com quatro aberturas, em vez de duas. A asa dianteira, por sua vez, apresenta um ângulo mais diminuído, contribuindo para uma alteração do movimento do ar, para dentro e não para fora, reduzindo o ar turbulento que o carro causa.
Para além destas mudanças na frente e na traseira do monolugar, a FIA vai permitir uma maior maleabilidade das asas, algo que não é permitido nas atuais regras, o que causará uma maior eficiência aerodinâmica dos carros.
Segundo a Auto Motor und Sport, os técnicos da FIA afirmam que estas mudanças facilitarão manobras de corrida entre os pilotos, no entano, espera-se um ligeiro aumento nos tempos efetuados, em média, mais de um segundo.
A AMuS criou o modelo desse ano, de acordo com os detalhes recolhidos nas garagens dos construtores.