A exceção que pode ajudar Antonelli a estrear-se pela Mercedes
Kimi Antonelli (IMAGO / NurPhoto)

A exceção que pode ajudar Antonelli a estrear-se pela Mercedes

FÓRMULA 114.06.202417:18

FIA alterou regulamentos no que toca à idade mínima de estreia na Fórmula 1, abrindo exceção aos pilotos de 17 anos que demonstrem «capacidades xcecionais e maturidade em monolugares»; Kimi Antonelli é visto como uma das opções a substituir Hamilton em 2025

A Federação Internacional do Automóvel (FIA), organismo que regula várias disciplinas do automobilismo, vai permitir que alguns pilotos de 17 anos possam fazer a estreia na Fórmula 1 mais cedo do que os regulamentos permitem.

Apesar da idade mínima para participar ser de 18 anos, a FIA acrescentou uma cláusula que prevê a abertura de exceções, sendo que estas serão garantidas caso o piloto tenha «demonstrado capacidades excecionais e maturidade em monolugares».

Esta alteração inclui a presença nas sessões de treino dos Grande Prémio de Fórmula 1 e isso pode beneficiar… a Mercedes. Tudo porque o construtor alemão estuda a possibilidade de Kimi Antonelli, italiano de 17 anos apoiado pela equipa, poder a vir a substituir Lewis Hamilton, em 2025, uma vez que o britânico de 39 anos vai rumar à Ferrari.

Contudo, o que é certo é que, com esta mudança o transalpino pode fazer a estreia pela Mercedes antes de cumprir os 18 anos a 25 de agosto de 2024 para se habituar aos carros da Fórmula 1.

Antonelli esteve presente no Grande Prémio do Mónaco (IMAGO / Ricardo Larreina Amador)

Antonelli está atualmente a fazer a primeira época na Fórmula 2, ao serviço da Prema e, ao fim de cinco corridas, o jovem de 17 anos teve como melhor resultado o 4.º lugar em Melbourne, ocupando o 6.º lugar no Mundial. Porém, conta com título na Fórmula 4 italiana, assim como no campeonato europeu, em 2022 e 2023, também com a equipa que agora representa.

Refira-se que a FIA tinha introduzido o atual sistema da Super Licença, para a qual é necessária a acumulação de pontos conquistados nas outras competições, tal como Fórmulas 2 e 3, depois de Max Verstappen ter feito a estreia com a Toro Rosso na Fórmula 1, com apenas 17 anos e 166 dias, em 2015. Na altura, foi introduzido ainda o requerimento de completar 80% de duas temporadas em disciplinas de monolugares.