Treinou com Sinner e fala de castigo por 'doping': «É importante que as pessoas saibam...»
«Não merece o ódio que está a receber», diz Jack Draper
Na semana passada, Jack Draper (23 anos, 6.º ATP) treinou 3 dias em Monte Carlo com Jannik Sinner (23 anos, 1.º ATP), que está no final de três meses de suspensão após um acordo com a Agência Mundial Antidopagem (WADA). Já se pode treinar e, em breve, poderá jogar.
Após os 3 dias de treinos no Mónaco, o número 6 do mundo defendeu Sinner, com quem já fez duplas, e elogiou o seu caráter.
«Quando me perguntam sobre ele ou sobre qualquer pessoa, digo a verdade. Acho que o Jannik é uma pessoa realmente honesta e boa. E, além disso, obviamente, é um jogador incrível. Nesta situação, tenho a certeza de que ele não fazia ideia de nada [contaminação com a substância proibida clostebol]. É a vida – às vezes acontecem erros», sublinhou o britânico numa entrevista à BBC e ao The Guardian.
«Se falarmos da forma como o vejo como pessoa, acho que é importante que as pessoas saibam e entendam que o tipo tem um coração muito, muito bom e é uma boa pessoa. Por isso, não merece o ódio que está a receber», reforçou.
Olha, se podes treinar com alguém, então deves fazê-lo com o provavelmente melhor do mundo, certo?
Draper e Sinner tornaram-se amigos nos últimos anos e trocaram mensagens de apoio em momentos difíceis, tendo-se encontrado agora no Principado: «Estava à procura de alguém com quem treinar naquela semana e sabia que o Jannik estava disponível e que estava em Monte Carlo, em terra batida, por isso organizei-me com a sua equipa para treinarmos juntos 3, 4 dias. Olha, se podes treinar com alguém, então deves fazê-lo com aquele que é provavelmente o melhor do mundo, certo?»
«Quanto mais pontos jogámos, melhor ele ficou»
Draper contou como foram os treinos: «Obviamente, ele teve uma pausa bastante longa, mas ainda joga a um nível incrível. Mal posso esperar que ele volte ao circuito, porque acho que a sua falta se fez sentir. Foi ótimo estar com ele durante alguns dias e ter um bom parceiro de treinos. Para ser sincero, não falei muito com ele. Em campo, o Jannik é sempre muito profissional. É o número 1 do mundo por alguma razão. É muito consistente e joga de forma excelente. Isso não mudou nada. Talvez esteja um pouco 'enferrujado' em alguns aspetos, mas, ao mesmo tempo, está a melhorar a cada dia. Quanto mais pontos jogámos, melhor ele ficou», disse ainda Draper.
Jack Draper está em Madrid, onde só vai estrear-se na competição na segunda ronda. O tenista de 23 anos vai defrontar o holandês Tallon Griekspoor (28 anos, 34.º ATP) ou o checo Vit Kopriva (27 anos, 95.º ATP).
Sinner volta a jogar no início de maio
A suspensão de Jannik Sinner só termina a 4 de maio, pelo que o triplo vencedor de Grand Slam vai voltar a jogar no torneio de Roma, agendado para o período de 6 a 18 de maio.
Em agosto de 2024, soube-se que Sinner tinha acusado positivo duas vezes para clostebol, uma substância proibida. A ITIA (Agência Internacional para a Integridade no Ténis) considerou que ele não tinha a intenção de se dopar e não o suspendeu, mas a WADA (Agência Mundial Antidopagem) não concordou e contestou a decisão no TAS.
Por fim, em fevereiro deste ano, a Agência anunciou que tinha chegado a um acordo com Sinner e que este tinha aceitado uma suspensão de 3 meses, com a condição de a WADA retirar o recurso apresentado ao TAS.