Rebeca Andrade lembra uma das imagens de Paris 2024: «Ainda me arrepia»

MODALIDADES24.04.202515:36

Ginasta brasileira não esquece vénia feita por Simone Biles e Jordan Chiles

Rebeca Andrade recebeu, no passado fim de semana, o prémio Laureus para Regresso do Ano, depois de ter conquistado duas medalhas em Paris, incluindo o título no exercício de solo, competição na qual ficou à frente da superfavorita Simone Biles e da também norte-americana Jordan Chiles.

A ginasta brasileira Rebeca Andrade

Rebeca ganhou ainda a medalha de prata no all-around, ficando nesse caso atrás de Biles, e as duas medalhas foram conquistadas após ter sofrido a terceira rotura de ligamentos cruzados da carreira, em 2019.

Porém, o momento que aconteceu no pódio quando conquistou o título no solo valeu tanto como qualquer medalha. Ao subir, Rebeca Andrade viu as adversárias fazerem-lhe uma vénia, naquela que foi considerada uma das imagens mais impactantes de Paris 2024.

«O que aconteceu nesse pódio foi um momento realmente impactante. Três mulheres negras a representar os respetivos países e a provar que mereciam estar ali. A mostrar que é possível conseguir. Foi muito bonito. É um momento que ainda me arrepia sempre que o recordo», disse à CNN.

A atleta que é a brasileira mais medalhada de sempre em Jogos Olímpicos, com duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze, assume, por isso, que todos os sacrifícios que fez para regressar três vezes à competição valeram a pena.

«Tinha a certeza de que valeria a pena voltar. Cada vez que o fiz. E ter a minha família e a minha equipa ao meu lado a ver os resultados aparecerem deixa-me muito orgulhosa», finalizou.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer