Portugal perde com a Noruega no arranque do pré-olímpico
Portugal perdeu com a Noruega no primeiro jogo do torneio pré-olímpico (Federação Norueguesa de Andebol)

Portugal perde com a Noruega no arranque do pré-olímpico

ANDEBOL14.03.202419:11

Derrota na primeira jornada não compromete aspirações lusas

Portugal perdeu com a Noruega na primeira jornada do torneio pré-olímpico por 32-29.

A primeira parte comprometeu as aspirações portuguesas no jogo, uma vez que ao intervalo os Heróis do Mar perdiam por cinco golos de diferença (18-13).

A segunda parte da equipa de Paulo Jorge Pereira foi bem melhor, apoiado por uma boa exibição de Gustavo Capdeville na baliza, mas o conjunto luso desperdiçou duas oportunidades para reduzir para um golo de diferença já dentro dos cinco minutos finais e viu os nórdicos confirmarem o triunfo.

30 minutos para esquecer

A primeira parte não correu nada bem à Seleção portuguesa que rapidamente viu a Noruega chegar aos dois golos de vantagem. Três exclusões quase seguidas para jogadores portugueses complicaram ainda mais as coisas, até porque o conjunto nórdico apresentou-se em grande nível.

Depois de terem feito o Europeu para esquecer, os noruegueses quiseram mostrar que a face mostrada na Alemanha não era a verdadeira.

Com um ataque a encontrar sempre soluções e uma defesa agressiva que obrigou Portugal a rematar sempre de muito longe, os nórdicos sentiram-se confortáveis desde muito cedo e tiveram em Bergerud um guarda-redes inspiradíssimo, que terminou os primeiros 30 minutos com nove defesas.

Após intervalo, a Seleção entrou melhor, mas demorou até reduzir a diferença para menos de quatro/cinco golos. Isso aconteceu quando Gustavo Capdeville se mostrou na baliza. O guardião acabou com 10 defesas, e foi aí que as coisas mudaram para os Heróis do Mar.

Ainda assim, só à entrada dos últimos 10 minutos é que começou a acreditar-se ser possível dar a volta. A defesa agressiva de Portugal criou grandes dificuldades aos noruegueses, Martim Costa - que desperdiçou muito na primeira parte - desatou a marcar golos… mas a reação já veio tarde.

Depois de desperdiçar duas oportunidades para ficar a um golo de diferença, a esperança esmoreceu e o melhor que Portugal conseguiu foi não deixar a Noruega fugir muito.

Até porque, num grupo tão equilibrado que tem ainda Hungria e Tunísia, a diferença de golos pode ser importante em caso de desempate a três equipas.

A figura do encontro foi Torbjorn Bergerud, guarda-redes norueguês que terminou o jogo com 15 defesas. Do lado português, além das 10 defesas de Capdeville, Luís Frade destacou-se com oito golos.

Segue-se agora o conjunto africano, no sábado, numa partida em que só a vitória permite manter intactas as aspirações de chegar aos Jogos Olímpicos.