Medvedev trava campanha histórica de Nuno Borges
Tenista português eliminado nos 'oitavos' do Open da Austrália (IMAGO/AAP)

Medvedev trava campanha histórica de Nuno Borges

TÉNIS22.01.202406:58

Tenista russo derrotou português em quatro sets, num encontro que durou três horas e sete minutos nos oitavos de final do Open da Austrália

O russo Daniil Medvedev, 3.º do ranking mundial, eliminou Nuno Borges (69.º) nos 'oitavos' do Open da Austrália, com resultado de 3-1 e parciais de 6/3, 7/6 (7-4), 5/7 e 6/1, ao fim de três horas e sete minutos.

No Rod Laver Arena, principal court do complexo em Melbourne, o primeiro parcial começou de forma bastante equilibrada com ambos os jogadores a mostrarem-se sólidos tanto no serviço, como nas trocas de bola. No entanto, seria o tenista de Moscovo a fazer o primeiro break do encontro, aproveitando uma breve quebra de rendimento do maiato a 3-2, que se tornou fatal para o português.

Estando em desvantagem, o tenista luso mudou a abordagem no segundo parcial e começou a ser mais agressivo nas pancadas, procurando desequilibrar o jogo defensivo de Medvedev. Para o fazer apostou em serviços a abrir o court, subidas à rede e amortis. Variando entre estas pancadas, Nuno Borges empurrou a partida para o tie-break, mas nos momentos decisivos foi o moscovita a sair na frente do marcador.

Tudo parecia perdido para as aspirações do jogador de 26 anos, quando viu o seu serviço a ser quebrado a 1/3. O russo levou a vantagem até ao 5/3, mas na altura de fechar o duelo, o português respondeu com contrabreak para se manter vivo na discussão do encontro. 

De forma incrível, conseguiu salvar dois pontos de encontro para fazer o 5/5 e logo a seguir quebrou novamente o serviço do número três mundial (6/5). Sem acusar a pressão, Borges fez o 7/5 e voltou a alimentar as esperanças de atingir os quartos de final da prova. No entanto, se Medvedev terminou o terceiro parcial a gritar na direção do seu treinador, momentos depois surgiu implacável. 

O antigo finalista das edições de 2021 e 2022 entrou a todo o gás na quarta partida e em menos de 10 minutos já vencia por 3/0 e voltou a quebrar o serviço do português a 5/1. Ao terceiro match point, o moscovita confirmou qualificação para os quartos de final com mais um erro não forçado de Nuno Borges.

Eis o último ponto:

O russo vai disputar um lugar nas ‘meias’ do torneio contra Hubert Hurkacz, que bateu Arthur Cazaux por 3-0 (7/6 [8-6] 7/6 [7-3] e 6/4).

MEDVEDEV DERROTA NUNO BORGES POR 3-1 (6/3, 7/6 [7-4] 5/7 e 6/1)

O russo terminou o terceiro set a gritar para a sua box, mostrando-se frustrado com o facto de ter deixado escapar o terceiro set, no qual esteve a vencer por 5-2. Mas no quarto mostrou a sua qualidade e a capacidade de esquecer os erros para dominar o português. Bastou 24 minutos para vencer o quarto set e passar para os 'quartos' do Open da Austrália.

5-1, 40-30 e terceiro match point para Medvedev.

5-1, 30-15 Medvedev está a dois pontos de eliminar Nuno Borges.

5-1 e duplo break de vantagem para o russo, fruto de mais dois erros não forçados do maiato. Medvedev vai servir para fechar o encontro.

4-1, 40-40 Vamos a vantagens depois do maiato voltar colocar a bola na rede.

4-1, 30-30. Nuno Borges facilita na subida à rede e comete novo erro não forçado.

4-1 para Medvedev. Mais um jogo em branco do russo, que venceu os últimos oito pontos no seu serviço.

3-1, Nuno Borges mais sólido neste jogo, no qual cedeu apenas um ponto para Medvedev - grande passing shot do russo.

3-0 para Medvedev. Jogo de serviço relâmpago para o russo que parece já ter esquecido o facto de ter deixado escapar o terceiro set.

Mau momento para o português que vê o seu serviço ser quebrado por Daniil Medvedev. 2-0 para o russo.

1-0, Medvedev. Russo vence jogo de serviço em branco.

VAMOS A QUARTO SET! É com um ás que Nuno Borges fecha o terceiro parcial e reentra na discussão da partida!

6-5, 40-15 para Nuno Borges e surgem os dois primeiros set points para o português!!

INCRÍVEL LUTA DO PORTUGUÊS! Nuno Borges consegue quebrar novamente o serviço de Daniil Medvedev e vai servir para vencer o terceiro set! 6-5 para o maiato.

5-5, 40-40 Nuno Borges não consegue converter as chances, mas por muito mérito de Medvedev. Russo fez o 11.º ás do encontro e provocou o erro do português com serviço ao corpo, no ponto seguinte.

5-5, 15-40 para Nuno Borges depois de duas duplas faltas consecutivas de Daniil Medvedev!

5-5, Confirma-se o empate no terceiro set! Medvedev a servir.

5-4, 40-40 NUNO BORGES SALVA OS DOIS MATCH POINTS!

5-4, 15-40 dois match points para Medvedev. Russo está muito consistente na linha de fundo do court e joga no erro de Nuno Borges.

NUNO BORGES FAZ O BREAK E REDUZ PARA 5-4! Português consegue executar a direita paralela e assim fez o winner para quebrar o serviço do moscovita.

5-3, 30-40. Mais uma dupla falta do russo e nova chance para o português quebrar o serviço de Medvedev. É o sétimo ponto de break para o maiato.

5-3, 15-15. Medvedev faz dupla falta e Nuno Borges falha esquerda paralela no ponto seguinte.

5-3. Tenista luso faz o que lhe compete e vence jogo de serviço em branco, mas Medvedev guardou energias para o seu jogo de saque.

5-2 para Medvedev! Russo chegou à vantagem através do 10.º ás, e venceu o ponto seguinte a forçar o erro do português. Nuno Borges vai servir para não perder o duelo.

4-2, 40-40 #5 Depois de uma grande resposta ao serviço do russo, que deu ponto de break para o maiato, o portuguÊs não consegue aproveitar a oportunidade ao registar mais um erro não forçado de direita.

4-2, 40-40 #4 Nuno Borges não aproveita novo ponto de break com mais uma bola demasiado longa.

4-2, 40-40 #3 Medvedev evita quebra de serviço com vólei bem colocado.

4-2, 40-40. Mais uma bola demasiado longa de Nuno Borges e jogo de serviço vai às vantagens.

4-2, 30-40 para Nuno Borges e nova oportunidade para quebrar o serviço de Medvedev.

4-2, 15-30 para Nuno Borges depois de Medvedev cometer a sétima dupla falta.

4-2 Medvedev. Nuno Borges vence jogo de serviço em branco.

4-1, Medvedev confirma o break de vantagem com winner de esquerda cruzada. Nuno Borges a servir.

3-1 para Medvedev depois do quarto erro não forçado neste jogo de serviço.

2-1, 15-40 para Medvedev! Nova direita falhada pelo maiato dá dois pontos de break ao russo.

2-1, 0-30 É visível a quebra de rendimento de Nuno Borges que volta a cometer dois erros não forçados.

2-1, Medvedev vence jogo de serviço na vantagens.

1-1, Medvedev faz o contra-break! Jogo de serviço para esquecer do maiato, que entrega assim o empate com quatro erros não forçados.

1-0, 15-40. Dois break points para Daniil Medvedev. Nuno Borges fez ponto na rede, mas voltou a fazer um erro de direita para ficar perto de ser novamente quebrado no duelo.

1-0, 0-30. Dois erros não forçados deixam Nuno Borges em posição perigosa neste jogo de serviço, vamos ver como reage o português.

1-0, ESTÁ FEITO O BREAK! Nuno Borges joga o ponto na perfeição ao colocar Medvedev constantemente em corrida e a terminar o ponto com potente esquerda paralela.

0-0, vantagem Nuno Borges e nova oportunidade para quebrar o serviço de Medvedev.

0-0, 40-40 #3 Alguma sorte para o português neste ponto, uma vez que a sua direita bateu na tela da rede e 'pingou' para o lado do russo.

0-0, 40-40 Medvedev anula ponto de break com uma autêntica 'bomba' de serviço, sem hipótes de resposta do português.

0-0, 30-40 ponto de break para Nuno Borges!

0-0, 30-30 Nuno Borges entra no terceito set a pressionar o serviço do moscovita.

Começa o terceiro set com Daniil Medvedev a servir.

MEDVEDEV LIDERA 2-0 (6/3 E 7/6 [7-4])!

Russo volta a sair por cima de set equilibrado. O moscovita quebrou o serviço do português a 4-3, mas na hora de confirmar o break, permitiu a recuperação de Nuno Borges (4-4). O português mostrou-se mais agressivo neste segundo parcial e procurou explorar a posição muito recuada do russo, através de subidas à rede e recorrendo aos amorties para incomodar o russo. Ainda assim, Medvedev foi mais efetivo nos momentos importantes, colocando-se em boa posição para avançar para os quartos de final.

6-6, 6-4. Grande direita de Medvedev dá os dois primeiros set points ao russo.

6-6, 5-4 Medvedev. Maiato falha conclusão do ponto na rede, não conseguindo devolver bola muito tensa do russo, mas mantém desvantagem a um ponto.

6-6, 4-3 Medvedev também facilita e comete dupla falta. Serviço para Nuno Borges.

6-6, 4-2 Ás de Medvedev.

6-6, 3-2 Medvedev! Um erro não forçado e uma dupla falta deixam o russo na liderança do tie-break

6-6, 2-1 Borges! Medvedev reduz desvantagem, mas português tem agora dois serviços. Boa oportunidade para aumentar a a vantagem neste desempate.

6-6, 1-0 Borges! Português conclui mais uma vez ponto na rede. Venceu 20 dos 24 pontos de rede neste set

Vamos a tie-break! Segundo jogo de serviço consecutivo em branco para Medvedev, que ganhou os quatro pontos com erros de Nuno Borges.

6-5 para o jogador luso! Jogo de serviço sólido do atual número um nacional, que termina com mais um bom amorti, para concluir facilmente o ponto na bola seguinte. Medvedev serve mais uma vez para não perder o parcial.

5-5. Jogo em branco a favor do russo, com dois erros não forçados do português, que já conta com 17 neste parcial.

5-4, Nuno Borges! Maiato não treme sob pressão e coloca Medvedev a servir para não perder o set.

5-4, vantagem Nuno Borges! Português volta a castigar posição recuada do russo com amorti bem executado.

4-4, 40-40, Medvedev empurra novamente o serviço de Nuno Borges para as vantagens com um grande ponto entre os dois. Nuno Borges fez dois bons vóleis, mas a capacidade do russo em perseguir as bolas valeu-lhe novo ponto.

4-4, 0-30. Agressividade do jogador português resulta em dois erros não forçados e coloca-se em posição perigosa neste jogo de serviço.

4-4, Nuno Borges faz o contrabreak! Medvedev cede perante a pressão ao fazer... dupla falta!

4-3, 30-40, ponto de break para Nuno Borges! Português está a ser mais agressivo nos pontos e para já vale o primeiro ponto de break na partida.

4-3, Medvedev quebra serviço de Nuno Borges!

3-3, 40-40, Medvedev volta a pressionar o jogo de Nuno Borges para levar novamente o jogo às vantagens.

3-3, 15-15. Boa combinação de Nuno Borges. Depois de colocar o russo fora de court com o serviço, apostou no dropshot para forçar Medvedev a devolver a bola na rede e mais uma vez colocar o moscovita exposto. Nuno Borges aproveitou e concluiu o ponto com fácil direita cruzada.

3-3. Medvedev continua a pressionar o português e regista mais um bom jogo de serviço, cedendo apenas um ponto. Nuno Borges a servir.

3-2, NUNO BORGES! Português faz dois bons serviços que o colocam imediatamente em controlo do ponto, forçando o erro do russo no primeiro ponto e fazendo um winner de direita no segundo.

2-2, 40-40 #4. Muito bem mais uma vez Nuno Borges a conseguir forçar o erro do moscovita, para anular o terceiro ponto de break.

2-2 3.º ponto de break para Medvedev. 

2-2, 40-40 #2. Nuno Borges salva break point! Depois de registar o terceiro erro consecutivo, Borges conseguiu importunar Medvedev com direita inside out. O russo ainda devolveu a bola, mas o português concluiu o ponto mais uma vez na rede.

2-2, 40-40 - Nuno Borges complica! Numa altura em que vencia por 40-15, o maiato não conseguiu desequilibrar a defesa do russo e acaba por fazer dois erros consecutivos.

2-2. Jogo ainda esteve empatado a 30-30, mas o maiato não conseguiu executar difícil vólei na rede. No ponto seguinte, serviço forte de Medvedev resultou em resposta curta do português.

2-1, Borges. Tenista português vence o seu jogo de serviço e ganha os dois últimos pontos na rede. Só neste set já venceu 7 pontos aqui em outras tantas tentativas. Por comparação, no primeiro subiu à rede oito vezes e ganhou seis. Medvedev a servir.

1-1, 40-40 #2. Nuno Borges anula o primeiro break point. Este surgiu com o russo a vencer uma troca de bola de 20 pancadas, mas logo no ponto seguinte o maiato faz um dropshot a surpreender o moscovita, que não chegou a tempo da bola.

1-1, 40-40. Borges muda de tática e tenta explorar a posição muito recuada do russo. Por um lado tem sido bem-sucedido em terminar mais pontos na rede, mas dois dropshots levam o jogo para vantagens.

1-1. Mais um jogo de serviço sem grandes chances para o português. O único ponto que ganhou foi através de uma boa resposta ao serviço de Medvedev, para forçar o erro do mesmo.

1-0, Nuno Borges. Não começou da melhor forma este jogo de serviço - fez dupla falta -, mas o português tomou bom partido do serviço e ganhou os quatro pontos seguintes.

Nuno Borges inicia segundo parcial a servir.

Medvedev vence primeiro set 6-3

Início de partida equilibrado, com ambos os jogadores a serem efetivos nos respetivos jogos de serviço, no entanto, uma ligeira quebra de rendimento do maiato a 3-2 traduziu-se em ponto de break convertido por Medvedev, o suficiente para fechar o primeito set.

5-3, 40-40 #2 Grande ponto de Nuno Borges, que engana o russo com um 'banana shot' a fazer lembrar Nadal e a levar o jogo novamente para as vantagens.

5-3, 40-40. Bem melhor a resposta de Borges força o erro de Medvedev para empurrar jogo para as vantagens.

5-3, 405-3, 30-30. Nuno Borges desperdiça duas oportunidades para ganhar ponto de break. Depois de dois segundos serviços do moscovita, a resposta do maiato sai longa demais.

5-3, 0-30. Perigo para Medvedev! Russo faz duas duplas faltas seguidas e coloca-se em situação perigosa neste jogo se serviço.

5-3, Medvedev. Nuno Borges faz o que lhe compete e força o russo a fechar o set no seu jogo de serviço.

5-2, 40-40. Aguenta a pressão! Maiato serve melhor e termina o ponto com winner de direita.

5-2, 30-40. Nuno Borges ficou afetado com a quebra de serviço e está a fazer mais erros não forçados. Desde que cedeu jogo de serviço fez cinco erros em onze pontos. Set point para Medvedev.

5-2, Medvedev. Russo confirma o break de vantagem. Apesar de apenas colocar 65% dos serviços (15 em 23), o português não está a conseguir castigar os segundos serviços do russo.

4-2,  Medvedev. Está feito o primeiro break do encontro. Nuno Borges teve ponto para fechar o jogo de serviço, mas a primeira dupla falta do maiato devolveu o jogo às vantagens. O russo conseguiu ficar em vantagem logo a seguir e um vólei falhado do português dá o 4-2 para Medvedev.

3-2, 40-40. Vamos às primeiras vantagens do encontro. Depois de impedir ponto de break para o russo, Nuno Borges falha direita paralela.

3-2, 30-30. Medvedev está a ser melhor nos pontos mais curtos. Erro não forçado de Nuno Borges deixa o português em risco de break point.

3-2, Medvedev. Apesar da dupla falta, Medvedev volta a fazer um grande jogo de serviço, não dando hipóteses ao português de ameaçar a quebra de saque.

Ainda nenhum jogador enfrentou qualquer ponto de break.

2-2, 15-15. Aparece a primeira dupla falta do encontro, mas russo responde imediatamente com winner de direita, no ponto seguinte.

2-2 - Grande serviço de Nuno Borges a forçar a resposta curta de Medvedev. Mantém-se tudo empatado e novo jogo de serviço para Medvedev.

2-1, 30-15. Bom nível de jogo com nenhum jogador a cometer muitos erros e a estarem sólidos nas pancadas de linha do fundo.

Nuno Borges conclui o ponto na rede 40-15.

2-1 Medvedev. Russo está a servir muito bem neste início de encontro e Nuno Borges teve algumas boas respostas ao serviço, conseguindo dar profunidade à bola, para cair nos pés do adversário. 

1-1 - Depois d ganhar ponto com mais um amorti, o segundo da partida, Borges serve ao corpo de Medvedev, que atira a bola à rede.

1-0, 30-0: Sólido começo de Nuno Borges com ás e logo de seguida a forçar o erro do russo.

1-0 Medvedev - Dois ases do russo para iniciar esta partida. Nuno Borges ainda ameaçou ponto de break a 15-30, mas Medvedev aguentou a pressão do português. Segue-se o primeiro jogo de serviço do maiato.

3. 45 h: Começa a partida na Rod Laver Arena, Medvedev a servir.

3.40 h: Daniil Medvedev vai começar a servir e Nuno Borges a responder ao serviço do russo.

3.37 h: Jogadores estão a entrar em campo e vão iniciar o aquecimento para o encontro.

Alemão Timo Janzen é o árbitro da partida.

3.22 h: Yastremska confirma o triunfo contra Azarenka, por 2-0 (7/6 [8-6] e 6/4). 

Jogo de Nuno Borges contra Daniil Medvedev deverá começar nos próximos minutos.

2.37h Recomeça a partida na Rod Laver Arena. 1-0 para Yastremska.

2.17h : Partida de Nuno Borges vai começar mais tarde, uma vez que só começa após o fim do jogo entre Azarenka e Yastremska. Primeiro set vai agora para tie-break.

Boa noite. Nuno Borges vai-se estrear no maior estádio de Melbourne Park, a Rod Laver Arena, onde vai disputar um lugar nos quartos de final do Open da Austrália contra Daniil Medvedev (2.30 h de Portugal). 

O português está a viver uma semana de sonho em Melbourne, uma vez que chegou pela primeira vez na carreira aos oitavos de final de um Grand Slam e porque se tornou o primeiro a chegar a esta fase no Open da Austrália. Só João Sousa chegou tão longe num major - WImbledon 2019 e US Open 2018.

Mas nesta madrugada o atleta luso pode escrever mais uma página na história do ténis nacional. Nunca um português chegou aos quartos de final de um torneio desta categoria, no entanto, do outro lado da rede está um verdadeiro obstáculo.

O russo entra em campo sabendo que já não pode ser número um mundial - teria de vencer a prova, sem que Novak Djokovic ou Carlos Alcaraz chegassem aos 'quartos' -, mas ambiciona vencer pela primeira vez o torneio e o segundo Grand Slam no seu palmarés. O moscovita é especialista em piso duro e já foi finalista nas edições de 2021 e 2022.

O percurso de Nuno Borges no Open da Austrália

A campanha histórica do maiato começou com uma vitória frente ao alemão Maximilian Marterer, por 3-0, no entanto, a primeira surpresa que protagonizou foi na segunda ronda. Aqui, registou o primeiro triunfo da sua história profissional contra um 'top-25' ao derrotar Alejandro Davidovich Fokina, também por 3-0. O jogador de 26 anos qualificou-se assim para a terceira ronda, sendo um dos quatro atletas que aqui chegou sem perder qualquer set.

Contra todas as previsões, Nuno Borges voltou a surpreender o mundo tenístico quando eliminou Grigor Dimitrov por 3-1, recuperando de set abaixo. O búlgaro era o claro favorito a avançar, uma vez que defendia o estatuto de 13.º cabeça de série e venceu o ATP 250 de Brisbane uma semana antes do começo do Open da Austrália.