Milhões a caminho da 2.ª Circular

Mercado Milhões a caminho da 2.ª Circular

MERCADO02.01.202308:51

Arrancou o mercado de inverno, uma janela de oportunidade que se abre para o reforço dos plantéis tendo em vista colmatar posições em défice para o que ainda falta disputar na época ou para encher os cofres com milhões de euros em vendas.

Uma abertura que se prolongará até 31 de janeiro, que, este ano, tem uma novidade assaz relevante: surge duas semanas após um Campeonato do Mundo, o Catar-2022, o primeiro disputado no outono, palco maior de revelações ou de súbitos interesses em potenciais reforços - palco também de valorização de ativos, como facilmente se comprova pelo disparo na cotação de Enzo Fernández, o criativo médio de 21 anos que o Benfica contratou ao River Plate, a 14 de julho de 2022, por 10 milhões de euros (mais 8 M€ em objetivos), e que, menos de seis meses depois, como campeão do Mundo e eleito melhor jogador jovem do Catar-2022, será, agora, muito provavelmente vendido por valor acima da cláusula de rescisão de 120 milhões de euros definida no contrato.


Ali bem perto da Luz, seguindo pela 2.ª Circular no sentido Benfica-Aeroporto, há outro negócio de milhões à vista e que envolve a venda de um dos mais apetecíveis elementos do plantel do Sporting. Referimo-nos ao lateral espanhol Pedro Porro, em relação ao qual a SAD leonina não admite saída por valor abaixo da cláusula de rescisão (45 milhões de euros).


Posto isto, há questão dos jogadores cujo vínculo termina em junho próximo (e há craques nessa situação como Messi ou Benzema, entre outros que pode descobrir em notícia associada) e que, por isso, são livres desde ontem de assinar por outro clube. Neste capítulo, está mais tranquilo o Sporting - só Luís Neto está nessa situação, havendo a garantia de que renovará em breve por um ano.


Já o Benfica tem mais situações pendentes, duas delas relevantes: o campeão mundial Nicolás Otamendi e o influente lateral espanhol Alejandro Grimaldo terminam ligação contratual às águias em junho do presente ano e não há notícias de avanços quanto a potenciais renovações...