Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, falou ao canal de televisão do clube, concluída a discussão dos estatutos na especialidade:
Como disse o presidente Rui Costa, foi um dia em que o Benfica sai mais forte e que o Benfica venceu. O Benfica conseguiu, numa Assembleia Geral que se previa - e foi - difícil e longa, finalizar a questão dos estatutos, que foi abrangente e democrática. Quase arrisco dizer que foi o processo de revisão de estatutos mais democrática de uma associação desportiva. Foi participada, com centenas de propostas. Temos uma proposta de revisão de estatutos final que será submetida a votação. Foi também um dia intenso, muito intenso, em que os sócios compareceram, discutiram civilizadamente e que fortaleceu a democracia no Benfica.
Agradecer aos sócios. Se o Benfica é o grande vencedor também outros vencedores. São os sócios do Benfica. Todos. Pela participação. Agradecer aos trabalhadores e comunicação do Benfica, aos órgãos sociais e a todos os que apresentaram propostas. São milhares de horas de trabalho que aqui estão.
Agora, vai ser feito um estudo jurídico da proposta final, do que podemos chamar de consolidação da proposta, para se perceber o que pode haver de contradição, vírgulas que faltam ou palavras que falhem. Será feito nos próximos dias. É um trabalho que está pré-feito. A Mesa tem tido o cuidado de saber o que será objeto de pequenas alterações.
Depois marcaremos uma AG apenas para votar a proposta que saiu. Conta-se que seja muito participada e viva. Será votada em urna, voto físico e secreto. Essa proposta precisará de 75 por cento de votos favoráveis para ser aprovada. Será explicada, com a colaboração da comunicação do Benfica. E cá estamos para fazer o que ainda tem de ser feito.
Também uma palavra ao Dr. Fernando Seara que iniciou e liderou este processo. E que conseguiu que houvesse a proposta de consenso juntando diversas sensibilidades. O nosso lema é E Pluribus Unum. O que nasceu para viver junto não pode ser dividido. Quando o Benfica ganha, ganhamos todos. Hoje o Benfica saiu fortalecido porque venceu, tem estatutos que são vontade da Assembleia. Estou satisfeito pela forma como decorreu o processo, democrático, que pode ser estudado, pode fazer literatura no que é uma alteração democrática e ampla na maior instituição desportiva portuguesa.