Jogos Paralímpicos Recorde de atletas e provas: aí está o programa de Paris-2024
O Comité Organizador dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 anunciou esta quinta-feira o programa oficial do maior evento de desporto adaptado do planeta, que dentro de dois anos reunirá na capital francesa durante 11 dias, de 28 de agosto a 8 de setembro um total estimado de 4.400 atletas.
Assim, nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024 – que ocorrem um mês depois dos Jogos Olímpicos, agendados também para a capital francesa, de 26 de julho a 11 de agosto do mesmo ano – haverá 22 para desportos, um total de 549 provas no somatório de ambos os sexos e 269 sessões competitivas para os fãs assistirem: irão ser colocados à venda 3,5 milhões de bilhetes, revela a organização.
O desporto paralímpico no feminino também sai reforçado em Paris-2024: haverá um recorde de 234 provas para senhoras, mais oito do que o registado em Tóquio-2020 (disputados apenas no verão de 2021, devido à pandemia do Covid-19).
A participação esperada de atletas do sexo feminino é estimada em 1859 atletas, num total de 4.400: praticamente dobra o número de desportistas femininas há 22 anos, nos Jogos Paralímpicos de Sydney-2002 – 990 mulheres em competição, então, na Austrália.
Com a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos agendada para 28 de agosto, o Comité Organizador revela desde já cenários idílicos e conhecidos por todos os amantes da ‘cidade-luz’ para local das provas.
Assim, a Arena Paris La Défense será o palco das provas de para natação, de 29 de agosto a 7 de setembro. O Stade de France, em Saint-Denis, vai receber os eventos de para atletismo, de 30 de agosto a 8 de setembro. Mas a maratona terá partida de Courneuve e chegada aos Invalides, mesma praça que irá receber o para tiro com arco.
Já as provas de para equitação terão lugar junto ao Palácio de Versailles, enquanto o futebol adaptado será jogado junto à Torre Eiffel, no Champ de Mars, que será palco, igualmente, das provas de râguebi adaptado e para judo.
Em todos os desportos coletivos supracitados, e incluindo ainda o basquetebol adaptado, o voleibol sentado e o ‘goalball’, haverá vaga apenas para oito seleções masculinas e outras tantas femininas nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024.
As provas de remo, de 30 de agosto a 1 de setembro, e de canoagem (de 6 a 8 de setembro) terão lugar em Vaires-sur-Marne.