Patrícia volta a estar na luta pelo bronze Europeu

Patrícia volta a estar na luta pelo bronze Europeu

JUDO27.04.202413:43

Judoca do Gualdim Pais já foi 3.ª classificada no Campeonato da Europa de Montpellier-2023 e agora terá pela frente a israelita campeã do mundo e líder do 'ranking'

Bronze em novembro na edição de Montpellier-2023, Patrícia Sampaio (13.ª do ranking) irá, uma vez mais, combater pelo mesmo lugar no pódio dos -78 kg no Europeu de judo Zagreb-2024, este sábado à tarde, após ter derrotado na repescagem, por wazari, a neerlandesa Gusje Steenhuis (4.ª).  

Pela frente a olímpica do Gualdim Pais, de 24 anos, encontrará a israelita líder do ranking e campeã mundial Inbar Lanir, que na meia-final se viu derrotada pela experiente francesa Audreu Tcheumeo (9.ª).

A disputar o campeonato da Europa pela sexta ocasião, Patrícia, esteve isenta da ronda inaugural, realizou três combates para chegar ao momento de lutar pelo pódio.

 Começou o último dia de competição individual, domingo haverá a prova por equipas mistas em que Portugal não participa, a eliminar a kosovar Loriana Luka (28.ª) com um wazari a 34s do fim.

Jorge Fonseca eliminado no Europeu de Zagreb

27 abril 2024, 10:25

Jorge Fonseca eliminado no Europeu de Zagreb

Judoca do Sporting teve dificuldade em contrariar a tática do adversário para conseguir atacar como desejava e acabou por levar três castigos por passividade apesar do selecionador Pedro Soares tentar que alterasse a atitude.

 Nos quartos de final encontrou uma habitual adversária no Circuito Mundial, Anna-Maria Wagner (3.ª). Foi a 11.ª vez que se defrontaram, com a alemã a desempatar os confrontos para 5-6 graças a um wazari no prolongamento, aos 5.29m, a responder da melhor maneira a um contra-ataque da portuguesa, e fechar um combate que foi sempre vivo e equilibrado.

Caindo para a repescagem, Patrícia dominou por completo a luta face a Guusje Steenhuis, em que judoca dos Países Baixos raramente conseguiu atacar e sofreu wazari logo aos 14s. 

A expectativa do confronto pelo bronze é grande pois, apesar de Inbar Lanir ser a campeã mundial de Doah-2023, também ter ganho o Masters e ser líder do ranking, não se costuma dar bem contra Patrícia. Nas quatro ocasiões em que as duas se cruzaram desde 2016, ainda como cadetes, Sampaio só não levou a melhor uma.

Joana Crisóstomo: «Combati confiante, solta e liberta. O bronze ficou perto»

26 abril 2024, 21:59

Joana Crisóstomo: «Combati confiante, solta e liberta. O bronze ficou perto»

Judoca da Universiade Lusófona acabou a uma vitória de subir ao pódio no Europeu de Zagreb e igualar o bronze que o irmão João conquistou em Lisboa-2021. Está a combater como há muito não fazia e enfrentou sempre adversárias de 'ranking' superior, mas sabe que ainda lhe falta algo para superar o 'furacão' Tsunoda, que lhe tirou mais uma medalha.

Por acaso no último combate que fizeram, em junho de 2023, no Grand Slam de Ulaanbaatar, na Mongólia. Mas nessa mesma temporada Patrícia vencera a israelta nos Grand Slams de Paris e Tel Aviv.