«Não sinto peso para os Jogos Olímpicos e acho que isso é bom»

«Não sinto peso para os Jogos Olímpicos e acho que isso é bom»

NATAÇÃO19.02.202414:13

Diogo Ribeiro fala em sonho que já passou a objetivo

Diogo Ribeiro chegou esta segunda-feira a Lisboa com suas medalhas de campeão mundial em 50 e 100 metros mariposa:

Já sonha com os Jogos Olímpicos? «Sim, claro que sim, para mim sempre foi um sonho chegar lá, o sonho continua a ser conseguir uma medalha, nunca vai deixar de ser. Mesmo que esteja numa final vai ser sempre um sonho, pode é começar a ser cada vez um objetivo, que é o que está a começar a ser.»

Com estas duas medalhas o objetivo é mais real? «Claro que sim, mas não nos podemos precipitar. Isto não vai ditar o futuro, tenho de continuar a trabalhar, quero sempre mais, mesmo quando ganho uma medalha. Para mim, enquanto não chegar a medalha olímpica, não vou parar de trabalhar. Sinto mais a pressão que ponho em cima de mim. Quando fico desiludido com alguma prova não é por acusar a pressão de fora. Não sinto peso para os Jogos Olímpicos e acho que isso é bom.»

Como evitar o deslumbramento aos 19 anos? «[Pausa e sorriso] Continua tudo a mesma coisa, gosto que digam que sou um ídolo, que as pessoas me vejam nadar, mas para mim é igual, é como se fosse a medalha de ouro de um regional. Ainda não percebi o que é que isto quer dizer…»

A quem dedica estas vitórias: «Maioritariamente ao meu pai, faleceu quando eu tinha 4 anos, falei com ele durante a noite, estava nervoso, quase não dormi. Acho que ele me manda força, com essa força eu transformo em poder para ganhar as provas. E é isso… De resto é importante ter a família lá, são muitas provas.»

Onde vai guardar as medalhas: «Normalmente emolduro as medalhas, vou por em minha casa em Coimbra.»

Planos para os próximos dias: «Depois de amanhã vou a Paris ver o Gustavo Ribeiro no skate e férias uma semana… Estava desejoso de regressar desde os 50 mariposa...»