Mundiais: Dongmo termina na quarta posição no peso

Atletismo Mundiais: Dongmo termina na quarta posição no peso

ATLETISMO26.08.202321:39

Auriol Dongmo ficou na quarta posição da final do lançamento do peso, este sábado, nos Mundiais de atletismo, que decorrem em Budapeste, na Hungria.

A atleta portuguesa lançou o engenho precisamente aos mesmos 19.69 metros da chinesa Ligiao Gong, mas a adversária superou-a no desempate pela soma de resultados no concurso e conquistou a medalha de bronze.

Dongmo obteve a sua melhor marca ao quarto lançamento, após ter arrancado com 18.79 metros, 19.63 e um nulo. Ao quinto ensaio, a atleta de origem camaronesa, de 33 anos, atingiu 19.55 metros e na derradeira tentativa para chegar às medalhas voltou a fazer um ensaio inválido.

A campeã mundial do peso é a norte-americana Chese Ealey, que revalidou o título conquistado em 2022, em Eugene, nos Estados Unidos, atingindo o ouro com um lançamento a 20.43 metros, à quinta tentativa, a mesma em que a canadiana Sarah Mitton estabeleceu a marca que lhe deu a prata (20.08).

Auriol Dongmo, que tem como recorde pessoal 20,43 metros e melhor marca do ano 19,76, chegou a Budapeste2023 com os títulos mundial e europeu em pista coberta, depois de ter sido quarta classificada nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e quinta nos Mundiais de Eugene no ano passado.

O quarto lugar na Hungria é a melhor classificação de sempre de Portugal nos lançamentos, depois do quinto lugar em Eugene, nos Estados Unidos, onde Dongmo cumpriu a sua estreia lusa em Mundiais, depois da 20.ª posição em Pequim2015, ainda como camaronesa.