Jorge Fonseca eliminado no Europeu
Jorge Fonseca não foi longe no campeonato
Foto: IMAGO

Jorge Fonseca eliminado no Europeu

JUDO26.04.202510:52

O duas vezes campeão do mundo e bronze olímpico ficou de fora na capital do Montenegro logo no segundo combate

Uma das esperanças de nova medalha para Portugal no Europeu de Podgorica, Jorge Fonseca (18.º do ranking mundial) foi eliminado este sábado de manhã da competição ao perder, por yuko, na segunda ronda frente ao letão Makisims Duinovs (175.º).   

Tendo começado o combate tranquilo, sem grande urgência, à espera de conseguir a melhor pega para atacar, Fonseca sofreu um varrimento dos pés aos 1,57m que na queda colocou o jovem letão, de 21 anos, a liderar por yuko.

O judoca do Sporting ainda tentou dar a volta ao resultado, acelerando o combate e procurando projetar o adversário, mas este soube controlar muito bem a vantagem e utilizar o facto de até então não ter castigos.

Na ronda inaugural, Jorge havia afastado o russo Niiaz Bilalov (24.º) por wazari.

Taís Pina: «Não vim ao Europeu para perder»

25 abril 2025, 20:10

Taís Pina: «Não vim ao Europeu para perder»

Olímpica portuguesa, que cumpre a primeira temporada nos seniores e disputou o segundo campeonato da Europa do escalão, confessou que ficou frustrada por ter perdido os dois combates que lhe garantiam a hipótese de terminar no pódio na capital do Montenegro.

Em competição mantém-se a medalha de bronze dos Jogos de Paris 2024 Patrícia Sampaio (4.ª), principal cabeça de série dos -78 kg, que depois de ter ficado isenta da primeira ronda, eliminou a finlandesa Emma Krapu (85.ª) com um ippon aos 57s.

Catarina Costa: «Nunca pensei ter quatro medalhas em Europeus»

24 abril 2025, 10:00

Catarina Costa: «Nunca pensei ter quatro medalhas em Europeus»

Atleta olímpica da Académica de Coimbra subiu ao pódio no Campeonato da Europa pela quarta vez em quatro edições consecutivas. Recorda quando não conseguia ganhar internacionalmente nos primeiros anos de sénior. Repetiu Telma Monteiro e Pedro Soares como os únicos portugueses a terem sido medalhados também em quatro ocasiões num total de 43 medalhas individuais de Portugal. Conta ainda porque vencer em Podgorica teve sabor especial.