UEFA com mão muito pesada para o Légia Varsóvia
Adeptos do Légia Varsóvia em Birmingham, no jogo contra o Aston Villa, dia 30 de novembro. Foto: IMAGO/PA Images

UEFA com mão muito pesada para o Légia Varsóvia

INTERNACIONAL13.12.202318:09

Clube paga multa e fica impedido de vender bilhetes para os próximos 5 jogos europeus fora de casa

O Legia Varsóvia foi multado em 100 mil euros e proibido de vender bilhetes aos adeptos nos próximos cinco jogos fora de casa do clube nas competições da UEFA. O castigo pesado vem na sequência dos incidentes protagonizados pelos adeptos polacos, que mancharam as ruas de Birmingham com violência horas antes do encontro frente ao Aston Villa, para a Liga Conferência, no dia 30 de novembro.

Na altura, a polícia de West Midlands informou que quatro polícias ficaram feridos em confrontos com adeptos do Legia Varsóvia, sendo que 46 adeptos polacos foram detidos. O vice-presidente da Polícia de West Midlands considerou os episódios de violência «os piores que os agentes viram num jogo de futebol em mais de duas décadas».

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA (CEDB) confirmou agora o castigo por uma série de acusações, incluindo «distúrbios de multidões, actos de danos, arremesso de objectos e lançamento de fogo de artifício». A equipa polaca foi também condenada a compensar monetariamente o Aston Villa pelos danos causados pelos incidentes.